sábado, 7 de maio de 2011

O embustão


No Jornal online do Barreiro vi publicado um artigo de Armando Teixeira sobre uma velha técnica, que muitos políticos no poder utilizam, infelizmente com sucesso, para convencer o povo.
Essa manobra consiste em propagar o boato que "vão ser precisas terríveis e duras duras medidas, para evitar o pior". Depois de todos convenientemente assustados, vêm o "político salvador" dizer que conseguiu que as medidas, afinal, não sejam tão duras como isso. 
Fica o povo aliviado e agradecido.

Em Portugal, essa manobra tem vindo a ser usada pelo governo em diversas situações. Algumas vezes de forma dissimulada. Por vezes o povo percebe e cria várias anedotas.

Há anos quando ainda havia negociações para os contratos colectivos de trabalho, uns tempos antes da negociação o governo dizia. "Este ano o aumento não pode ser superior a 1%." A CGTP respondia, que isso é "um escândalo pois a inflação foi superior a 4%" e contrapunha 5%. A UGT, menos exigente pede 3%. A CGTP protesta pois isso é inferior à inflação. O Governo não cede e diz que a inflação prevista vai ser de 1%. Acende-se a discussão e a UGT baixa para 2.5%. O Governo dramatiza a situação e a CGTP convoca greves. O governo num esforço de muito boa vontade, sobe o aumento para 2%. A UGT concorda e vem a público dizer que conseguiu uma grande vitória pois levou a que o Governo passasse de 1% para 2%. 

Muitos dos trabalhadores enganados vão atrás da cantiga e dizem: Sim 2% de aumento já é mais razoável. Foi uma vitória pois o Governo queria apenas dar 1%. 

Os 5% que seriam os justos, dada a inflação verificada foram varridos da memória das pessoas e nunca mais o jornais falaram disso. 
As greves foram pouco participadas e o Governo, discretamente, festeja a vitória com a UGT.


Armando Teixeira descreve esta técnica manipuladora aplicada ao recente acordo com o FMI. (para ver o artigo clique aqui

O EMBUSTÃO
  
   1. Uma vertigem embusteira (perdoem o neologismo), apoderou-se do País à beira do abismo.
       Alguns jornais nacionais, mandados por grupos económicos não esqueçamos, trazem notícias alarmantes sobre as medidas que FMI/UE/BCE, vêm impor a Portugal. Preparam o terreno para o monumental embuste que o 1º ministro José Sócrates vai fazer à televisão, no intervalo de um jogo de futebol !?
       Quem deixou cair as maldades preanunciadas que o governante , em pose trágico-marítima (com a soberania nacional prestes a ir ao fundo!), diz não irem ser feitas ?
       Um bom acordo, mas não diz, e sabe, persistindo no logro, as tremendas malfeitorias que no dia seguinte são anunciadas, bem piores que os títulos do tesouro, e que atingem milhões de trabalhadores, reformados, desempregados, camadas da pequena e média burguesia.
       Alguém ao meu lado comenta :
       - Já ganhou as eleições !
       Talvez, de facto as sondagens dão o PS a subir. O crime de má governação e de embuste ainda compensa, até quando ?

   2. Logo de seguida em directo, num frenesim informativo de rádios e televisões, a ver quem embusta  e prepara melhor a opinião pública para a desgraça , entra o porta voz do PSD, o doutor Catroga de triste memória, que começou a destruição da economia portuguesa como ministro das Finanças de Cavaco Silva, entregando à voragem dos grupos económicos, os sectores mais rentáveis e produtivos ( por exemplo, organizou com António Carrapatoso, aquele do Mais Sociedade, o desmembramento/liquidação da Quimigal no Barreiro !).Assegura que é um magnifico (?) acordo, uma vitória do PSD, tem é de se ir mais longe nas privatizações ! Este embusteiro, pago a peso de ouro, devia estar preso por crime de lesa-economia pátria!

   3. Mas logo surge o presidente do PSD, Passos Coelho, trocando os passos a Catroga, dizendo que o partido só se pronuncia depois  de ler o conteúdo do acordo, porque não assina de cruz?! Mas então não esteve a negociá-lo? Irá depois do suspense-tabú, dizer o sim num programa de anedotas da RTP 2, Cinco para a meia-noite. Mais uma anedota embusteira.
       Seria risível este discurso social-democrata, que garante cumprir escrupulosamente os termos do acordo, se o aumento do IMI sobre as habitações, que nem Manuela Ferreira Leite teve a coragem de por em prática,  não significasse para milhões de portugueses incrementos de 100% e mais, como já hoje acontece quando há transacções de venda e compra de casas velhas ou usadas. Um embuste trágico do PSD que desce nas intenções de voto e fica atrás do PS, depois de 10 pontos de avanço há poucos meses.

   4. O coro à capela de comentadores encartados, sempre os mesmos académicos arrogantes e bem pagos, pontas de lança do capitalismo neoliberal, louva em tudo o que é órgão de comunicação, as virtudes do acordo, …“que já devia ter sido feito há mais tempo,…” agora já se vê uma luz de esperança, daqui a dois ou três anos…”. Embusteiros!
       Logo a seguir cai na televisão o tremendo ministro Teixeira dos Santos , que foi saneado das listas do PS (vá-se lá saber porquê ?), afirmando taxativo  que daqui a dois anos o pico do desemprego atingirá os 13%, mais de 750 mil desempregados!
       È esta a luz de esperança para os portugueses de que falam os profissionais do embuste, pagos milionariamente em vários conselhos de administração como, Nogueira Leite, Proença de Carvalho, Aguiar Branco, Lobo Xavier, Vieira Castro ?

   5. Surgem nos ecrãs os altos funcionários da troika, magnânimos a botar discurso em conferência de imprensa, como se fossem os donos do País. Portugal humilhado e vendido por uma corja de embusteiros que durante décadas se tem governado, e às suas clientelas, em beneficio dos grandes grupos económicos e da alta finança, e agora se põe de cócoras perante os credores usurários e agiotas, só preocupados em cobrar a dívida com juros. O FMI vai emprestar 26 mil milhões de euros e no fim de 13 anos vai ganhar 8 mil milhões(?).

   6. Uma única voz dissonante, de Carvalho da Silva , secretário-geral da CGTP, ouvido a correr na rádio oficial, dizendo que este acordo significa um recuo de 10 anos, ou mais, na economia nacional e na vida dos portugueses, “…vejam o que se passa na Grécia, com o mesmo tipo de medidas ! Isso agora não interessa nada !- como diria a Teresa Guilherme.
       Em rodapé na televisão, passa a informação de que a Brisa, do Grupo Mello ( o mesmo que abandonou praticamente a produção industrial no   Barreiro e pôs 150 trabalhadores na rua ! ), teve 41% de lucros !?Nos grandes grupos e na banca não há crise, porque será ?
       Dez anos de recuo civilizacional, diz Carvalho da Silva. A Contratação Colectiva que agora querem destruir por completo, como grande medida estrutural para a competitividade, já vem do tempo do doutor Salazar!
       Isto não é um País, é um embustão ! Os caminhos do futuro serão outros, mas esses, terão de ser os portugueses a conquistar !
6/5/2011
Armando Teixeira 

Sem comentários:

Enviar um comentário