Imagens

Este separador foi criado para arquivo das imagens do blogue C de...


As Imagens mais recentes podem ser vistas (aqui) 






28 de abril de 2012






4 de abril de 2012








30 de março de 2012


Contra a agressão dos ricos - Autodefesa


Fotografia © Reuters


24 de março de 2012


A Servidão Moderna






11 de Fevereiro de 2012


Manifestação da CGTP em Lisboa
Manifestação da CGTP no Terreiro do Paço - Lisboa


A crise e a doutrina de choque


Baseado no livro de Naomi "doutrina de choque" Klein, conta como os chamados "Chicago boys", de Milton Friedman, usaram a descoberta da psicologia do electrochoque para apagar memórias e dominar as pessoas. Tal descoberta permitiria criar as condições para reescrever a história, eliminar a experiência passada e implantar nas mentes uma cultura e ideologia favorável ao poder económico. 
O desenvolvimento sócio-económico dos países em desenvolvimento, mostrou alternativas ao capitalismo imperialista. Era preciso apagar das mentes, tais experiências. O efeito de choque económico (crise, impostos mais altos, eliminação de direitos, de subsídios e políticas sociais, aumento dos preços, o desemprego e a ameaça de fome, etc.), poderia proporcionar efeitos idênticos aos do electrochoque e permitir a "domesticação" das pessoas.






4 de janeiro de 2012


Uma curiosa adaptação de 'Dinner for one'


Jantar para Um , também conhecido como The Birthday 90 , ou pelo seu título correspondente alemão, Der 90.Geburtstag , é um sketch de comédia escrita para o teatro, pelo autor britânico Lauri Wylie, na década de 1920.

Em 1962, o alemão entertainer Peter Frankenfeld e diretor do Heinz Dunkhase descobriu Dinner for One , em Blackpool. O show foi representado ao vivo, e gravado em 8 de julho de 1963 no Theater am Besenbinderhof, Hamburgo. O tema introdutório foi composta por Lew Pollack e tocado pela orquestra Mantovani


sketch representa o 90 º aniversário de Miss Sophie, e um jantar de idosos de classe alta inglesa. Miss Sophie, convida todos os anos, pelo seu aniversário os seus amigos mais próximos Sr. Pommeroy, o Sr. Winterbottom, Sir Toby, e o almirante von Schneider para celebrar a ocasião. O brinde "feliz ano novo" é uma referência a mais um ano de Miss Sophie e nada tem a ver com a festa de ano novo como por vezes se pensa. Para o equívoco porventura contribui o facto desta peça ser tradicionalmente representada no Ano Novo na Alemanha.

Este sketch baseia-se no facto de Miss Sophie com 90 anos ter sobrevivido a todos os seus amigos. No entanto ela insiste em manter o jantar, e o seu criado James seguindo as instruções mantém também a mesma rotina à volta da mesa, representando cada um dos convidados ausentes. Miss Sophie decide sobre as bebidas apropriadas para acompanhar o menu da noite e assim James é forçado a levantar o copo e esvazia-lo, quatro vezes por cada ciclo de mudança de pratos durante o jantar. Esta rotina tem os seus custos e durante a peça verifica-se a cada vez maior dificuldade de James em derramar a bebida, chegando a trocar copos por vasos de flores. 

A frase crucial durante a peça é a pergunta de James: "O mesmo procedimento do ano passado, Miss Sophie?" e a resposta de Miss Sophie: "O mesmo procedimento de todos os anos, James!"

Após o jantar, Miss Sophie diz ao James já muito embriegado que ela deseja ir para a cama, a que James responde: "By the way, o mesmo procedimento que no ano passado, Miss Sophie?" a que Miss Sophie, deliciada, responde: "O mesmo procedimento como todos os anos, James!". James, toldado, responde submisso: "Bem, eu vou fazer o meu melhor!"





Para que queira rever o original aqui está:




22 de Dezembro de 2011


Imagem com que comecei o cabeçalho do C de... e que, passado exactamente um ano, no dia de hoje, dedico ao solstício de inverno

Pôr do Sol em Sobral de Monte Agraço. Ao fundo a Serra do Socorro


4 de Dezembro de 2011





















Alegoria da Caverna
da obra A República de Platão – 400 anos AC
  
Se compararmos a maior parte de seu texto com os dias actuais, podemos interpretar que a caverna simboliza o mundo que vivemos.
O prisioneiro que fugiu é aquele que tem a oportunidade de adquirir conhecimentos e libertar-se da ignorância.
As pessoas que continuam presas são aquelas que, por medo ou comodismo, não estão dispostas a ir em busca da verdade, preferindo viver amparadas pelas idéias dos outros.

Maurício de Souza faz uma analogia ao tema de Platão, ilustrando de forma divertida a idéia do filósofo.
Nos seus quadrinhos, ele consegue mostrar que um texto tão antigo é atual, e como, o ser humano continua condicionado a uma vida determinada pelo ambiente à sua volta.
Na história de Maurício, há um final feliz para os indivíduos da caverna, que acabam por conhecer a verdade sobre a vida.
Mas, com o passar das eras, a história repete-se e, é agora a televisão a grande manipuladora da mente humana, induzindo-nos a ver a vida de acordo com os conceitos e regras que apresenta, como se não existissem outros. 

17 de Novembro de 2011

EARTH SONG by MICHAEL JACKSON (CENSURADO NOS EUA) 
O vídeo é do single de maior sucesso de Michael Jackson no Reino Unido. Não foi nem "Billie Jean", nem "Beat it", e sim a ecológica "Earth Song", de 1996.

O single foi lançado em 1995 e da continuidade ao trabalho de Michael de lançar canções com mensagens sociais como "We are the World", "Man in the Mirror" e "Heal the World". Em "Earth Song" no entanto foi a primeira vez que Jackson tratou abertamente com o meio-ambiente e o bem estar dos animais.

A intenção de Michael era criar uma canção de lirismo profundo e melodia simples para que pessoas do mundo todo pudessem cantar junto. A canção tem um clima de música clássica, tipo de música que apareceu mais no álbum em que foi lançada. Na faixa, Jackson alerta a consciência social, avisando que estamos indo longe demais com nossas atitudes para com o planeta Terra. A canção foi indicada a um Grammy em 1997.

"Earth Song" nunca foi lançado nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria de nós nunca teve acesso ao clipe.

"Earth Song" só foi lançada como single em países europeus, ficando no top 5 de vários países como Áustria, Bélgica, Noruega, Suécia, Suíça e Espanha. É considerado o maior sucesso de Michael na Europa. Só no Reino Unido o single vendeu mais de 1,5 milhão de cópias.

O videoclipe mostra a Floresta Amazônica, com nativos da região, uma zona de guerra na Croácia, com os moradores da área, a Tanzânia, que incorporou as cenas da caça ilegal de elefantes com suas presas de marfin arrancadas e em Warwick, Nova Iorque, onde um incêndio florestal foi simulado em um campo de milho (onde Jackson aparece). O clipe termina com um pedido de doações para a Fundação Heal The World. Um dos mais belos vídeoclipes da carreira do Rei do Pop.

Earth Song foi transmitido mundialmente exceto nos Estados Unidos, onde foi reprimido.

Foi considerado o melhor clipe de Michael, segundo o Top 40 especial Michael Jackson MTV.

Vejam, então, o que a má consciência dos norte americanos nunca permitiu mostrar de Michael Jackson.

(elementos recolhidos da Wikipédia)






9 de Novembro de 2011




 
7 de Novembro de 1917/2011

 
94 anos depois, dizemos, foi possível, com o Socialismo, fazer de um país atrasado, semi-feudal, uma das maiores potências económicas mundiais. Foi possível fazer de um país analfabeto, um dos principais produtores de conhecimento, de arte, ciência e cultura. Foi possível, partindo de uma completa dependência e subserviência económica e de conhecimento, lançar o Sputnik e colocar o primeiro homem no espaço. Foi possível colocar a classe historicamente oprimida e explorada a determinar o seu destino.

Num Mundo devastado pela incerteza e pela insegurança, ameaçado pela barbárie capitalista, em que voltam a pairar nos céus as aves agoirentas da guerra e do caos, homenageando todos quantos, tomando o céu de assalto, abriram caminho a uma das mais belas páginas da humanidade, afirmamos:

Com os trabalhadores e com o povo, é possível o socialismo.
Com o socialismo é possível um mundo melhor!
(da Intervenção de João Frazão, Comissão Política do CC do PCP, na Comemoração da Revolução de Outubro) 



fotos de Eduardo


Maio das papoilas vermelhas. Maio de luto e de luta. "Ó pastor que choras, ... vai pintar de luto as papoilas dos trigais!"




Festa do Avante 2003 - Exposição dedicada ao combate aos fogos em Portugal


15 de Março de 2011
A enrolar sem dar ao interruptor
França 2005


2 de Março


Não há machado que corte...
Olivença Nov. 2009


25de Fev.


Tomar consciência é romper as trevas
Alpiarça 2005
25 de Abril sempre jovem
Festa do Avante 2004


É o trabalho que produz riqueza
Museu do Café - Campo Maior 2008


Quentes e boas em tempo mau e frio.
Guarda 2009

Enfrentar a tempestade com determinação
Festa do Avante 2004


Menina, estás à janela... 
Alentejo, Março de 2008



Organizados trabalhamos melhor 
Festa do Avante 2003



Aumenta a exploração, aumenta a pobreza
Berlim 2006 - Foto de Eduardo


"Fazer a agulha" para a esquerda. é de lá que vem a luz.
França 2006 - Foto de Eduardo

Dança no jardim
Rio de Janeiro 2004 - Foto de Eduardo




Os jovens sonham com um mundo de paz e amor. 
Londres, Abril de 2010 - Foto de Eduardo


Sem comentários:

Enviar um comentário