Curtas

AQUI ESTÃO ARQUIVADAS AS "CURTAS" de C de... 

13 de fevereiro de 2012


NATO continua a matar crianças e civis no Afeganistão
Do Jornal Público  http://www.publico.pt/Mundo/nato-confirma-morte-de-criancas-em-local-atacado-pela-aviacao-1533494

Uma delegação de deputados e ministros afegãos mostrou fotografias dos corpos de oito menores – sete crianças com idades entre os seis e os 14 e um rapaz um pouco mais velho – que terão sido mortos quando pastoreavam animais nos arredores da sua aldeia. Mohammad Tahir Safi, deputado, falou à Reuters após visitar Kapisa.

Os dirigentes afegãos acusam os soldados franceses de não terem cumprido as regras quando pediram a intervenção da aviação. O general Jacobson insiste, porém, que foi seguido o regulamento em vigor para o apoio aéreo, revisto nos últimos anos perante o multiplicar de bombardeamentos que resultaram na morte de civis.

Apesar da anunciada cautela, o número de civis mortos em ataques aéreos voltou a aumentar em 2011.  


1 de fevereiro de 2012


Como atuam os EUA na política internacional



Barack Obama, confirmou que os Estados Unidos usam com regularidades aviões não pilotados em raides aéreos contra zonas tribais do Paquistão.
Obama definiu os raides como “um esforço que foca como alvo bem definido pessoas que estão nas listas de terroristas activos”.
“Para chegarmos a eles de uma outra forma teríamos de ir por um caminho que provavelmente envolveria uma acção militar muito mais intrusiva [em território paquistanês] do que aquelas em que já estamos envolvidos”disse Obama.
"As operações com engenhos telecomandados aumentaram significativamente durante os anos em que Obama está na Casa Branca, mas é muito raro as autoridades referirem-se publicamente a esta táctica e pouco se sabe em detalhe das missões, normalmente levadas a cabo pela CIA" escreve o Público.
Segundo a agência de notícias francesa AFP, os Estados Unidos fizeram pelo menos 64 ataques com mísseis disparados por aqueles aviões não pilotados em 2011, e 101 em 2010.
As autoridades paquistanesas são veementemente críticas destas operações e o sentimento anti-americano no país aumentou ainda mais depois da operação secreta de comandos dos Estados Unidos que, no ano passado, resultou na morte do líder da Al-Qaeda Osama bin Laden.


Meu comentário: Os EUA, são os acusadores, os julgadores e os polícias do mundo. As suas listas de terroristas, já provêm das famosas Listas Negras de McCarthy, que envolviam todos os que fossem considerados anti-americanos. Na altura, ainda sem os agora famosos "drones" já o Macartismo realizou a "caça às bruxas" em que os suspeitos eram "provados" criminosos com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis e na imaginação da ameaça que representavam esses suspeitos. Muitos milhares de americanos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e levados ao suicídio. Foram atingidos sindicalistas, jornalistas, atores, realizadores de cinema, escritores, cientistas, e todos os que eram denunciados mesmo sem provas.



28 de janeiro de 2012

Aos poucos, estamos a ser cozidos

Aos poucos vamos "aceitando" sem reagir as injustiças e o retrocesso civilizacional

Isto é a estratégia da rã cozida sem dar por isso. Mete-se a rã dentro de uma panela com água tépida. A rã sente-se bem (agradece) e deixa-se ficar. Põe-se a panela sem tampa em lume brando e a água aquece lentamente. A rã continua a achar agradável a água morna e relaxa. A água continua a aquecer lentamente mas a rã vai-se habituando e fica mole, com sono, vai perdendo as forças. Quando a água está já demasiado quente e incomodativa a rã quer saltar da panela mas já não tem forças. Ali fica até morrer.





12 de janeiro de 2012
Estados Unidos desenvolvem a Indústria da Guerra
  
Nos EUA alastra a fome e a miséria. Aumentam as desigualdades. No princípio deste novo ano, a 5 de Janeiro, Obama apresentou uma nova doutrina militar estratégica e explicou que «de facto, o orçamento militar continuará a ser superior ao que existia no final do governo de Bush» acrescentando: «estou certo de que o povo americano compreenderá que podemos manter a nossa força militar e a segurança da nossa nação com um orçamento que no futuro continuará a ser superior ao conjunto dos próximos dez países» militarmente mais fortes. 
One of five BQM-74 test drones launches from the amphibious assault 
O ministro da Defesa, Panetta, explicou o novo documento do Pentágono, intitulado «Manutenção do papel dirigente dos EUA – Prioridades para a política de Defesa do século XXI», dizendo que a força militar marítima e aérea passará a ter o papel decisivo, com a utilização de engenhos e armas teleguiadas. 
  
Elementos retirados do artigo de Rui Paz no Jornal Avante



2 de janeiro de 2012


Pensamento adaptado

"Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Bertolt Brecht (1898-1956)




20 de Dezembro de 2011



Contra a reforma da administração local


(de SIC notícias)



Os autarcas começaram a hastear bandeiras negras em protesto contra a reforma da administração local. A população do interior teme o isolamento devido às novas reformas do Governo que pretende extinguir cerca de 1.800 Juntas de Freguesia em 2012.







15 de Dezembro de 2011
13 de Dezembro de 2011  


Cada vez mais a troika se assume como o governo dos países.
Exigem, impõem e ameaçam.


Em Portugal o Governo desculpa-se com as exigências da troika para fazer aquilo que não se atreve a fazer em seu nome. É uma forma de cobardia.

Não querem sequer ouvir falar nos exemplos de países que se estiveram nas tintas para as troikas e FMI e recuperaram a sua economia sem ceder às chantagens. Foi o caso recente da Islândia como tinha sido o da Argentina, este ainda em situação mais difícil que a de Portugal.

Contudo, apesar das muitas responsabilidades do Governo grego, ainda há uma réstea de coragem para não aceitar tudo o que a troika quer. 

O ministro grego do Trabalho, Yorgos Kutrumanis, afastou a possibilidade de descer o salário mínimo no país, como exige a troika.

O salário mínimo grego está nos 751 euros e a troika exige que seja reduzido para cerca de 450 euros, quase o mesmo valor que é praticado em Portugal (485 euros), contudo o ministro do trabalho mantém-se inflexível e diz que isso está fora de questão.

A troika exigiu também a abolição do acordo alcançado entre patrões e sindicatos que prevê respeitar o salário mínimo e ainda aumentos salariais de 1,5% em Julho de 2011 e de 1,7% em 2012, abaixo da inflação, que ronda os 3% na Grécia.

Querem também que se baixem os custos laborais com um corte drástico da participação empresarial nos fundos de pensões e um novo corte no valor das pensões. Uma medida algo parecida à que tinha sido proposta para Portugal, e que passava pelo corte da taxa social única.
Atenção! Pelos vistos eles não desistem de "atacar" os que baixam as calças.


6 de Dezembro de 2011

Aumenta a tensão no Médio Oriente

Continuam as provocações e ingerência dos EUA na Síria. Surgem ameaças veladas, como o alerta aos  seus cidadãos para que deixem o território sírio. Também a Liga Árabe e a União Europeia estão a envolver-se. Mais uma vez, a França aparece à frente e é de notar que a Turquia foi convidada a participar na reunião de ministros de Relações Exteriores da União Europeia em Bruxelas. Repetem-se os passos idênticos ao que se viu pouco antes da "intervenção humanitária" do ocidente contra a Líbia. 


O Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse, na sexta-feira, que: "a situação dos direitos humanos num ou noutro país pode ser, evidentemente, objeto de preocupação internacional, mas em nenhum caso se pode admitir que questões de direitos humanos sejam usadas como pretexto para qualquer tipo de intervenção nos assuntos internos de estados soberanos, como se vê acontecendo hoje, no caso da Síria. Cabe aos sírios decidir sobre o próprio destino, sem qualquer tipo de 'empurrão' vindo do exterior. A Rússia de modo algum aceita qualquer tipo de cenário que inclua intervenção militar na Síria". 

Estados Unidos e a sua política de criação de conflitos e ingerência

Tal como aconteceu com a Líbia e acontece com Cuba, em países sul americanos, e noutros pontos do mundo, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, promove reuniões com dissidentes dos governos que não alinham com Washington, para fomentar tensões e pretextos para ações de ingerência na política desses países. Agora as reuniões e apoios a dissidentes sírios estão na ordem do dia. Hoje as reuniões de Hillary Clinton foram com sete dissidentes sírios em Genebra, Suíça, na continuação das reuniões havidas em Agosto passado.

4 de Dezembro de 2011
O vídeo que não passou na Televisão 
Bruno Dias, deputado do PCP, perde a paciência com a incompetência do Ministro Álvaro Pereira







3 de Dezembro de 2011



Celac marca o fim da hegemonia americana, diz Chávez

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, descreveu nesta sexta-feira, 2, a criação de um bloco latino-americano e caribenho de 33 países como contrapeso aos Estados Unidos é "a conquista de uma batalha de 200 anos" que teria começado com Simón Bolívar, prócer da independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Eles [EUA] impuseram a vontade deles durante 200 anos, mas isso agora acabou", disse o mandatário venezuelano.

Chávez vê a nascente Celac como uma ferramenta para acelerar a integração latino-americana. "Nós precisamos marchar em direção ao que Bolívar disse ser um corpo político gigante", afirmou.





29 de Novembro de 2011


Macaco solto numa loja de louças

Os EUA anunciaram o sucesso, do vôo de teste, entre o Havaí e as Ilhas Marshall, de uma nova bomba voadora, de velocidade supersônica, capaz de atingir qualquer ponto do globo em menos de uma hora.

Mauro Santayana, jornalista brasileiro, no seu blog, escreveu:

"Os Estados Unidos não cessam de pesquisar novas armas de destruição em massa, e sistemas de armamento naval como o canhão magnético de munição cinética, anunciado no ano passado".



"Isso, apesar de Washington ter um déficit de 7 trilhões de dólares, boa parte dele derivado dos 35 bilhões de dólares que gasta, por semana, para manter seus soldados no Iraque e no Afeganistão, países dos quais já prepara a retirada de suas tropas convencionais – com o rabo entre as pernas – a partir do ano que vem".

"A insistência de os Estados Unidos em continuarem se armando, mesmo em uma situação de crise econômica e institucional crescente, aponta para a cristalização de uma perigosa equação, que, do ponto de vista do resto do mundo – excetuando-se a Europa, cada vez mais submissa aos interesses norte-americanos – equivale a um mendigo louco com uma arma na mão na praça de alimentação de um Shopping, ou, à velha metáfora, mais usada antigamente, de um macaco solto em uma loja de louças".



27 de Novembro de 2011

PSD e CDS e a violenta abstenção do PS chumbam proposta do PCP para poupar 50 milhões de euros 

Foi chumbada esta sexta-feira na Comissão de Orçamento a proposta do Partido Comunista Português que defendia a opção preferencial do Estado por software livre. A proposta previa que a opção por software proprietário - como as soluções da Microsoft - só pudesse prevalecer "nos casos em que seja fundamentadamente demonstrada a inexistência de solução alternativa em software livre". 

O Orçamento de Estado para 2012 contabiliza mais de 100 milhões de euros para gastos com software. A proposta do PCP com opção pelo software livre podia fazer descer drasticamente os custos nesta área, em pelo menos 50 milhões de euros. 

"Segundo estudos recentemente realizados com base nos valores do Catálogo Nacional de Compras Públicas, será possível atingir uma poupança de 50% a 70% na maior parte das aquisições de software do Estado", defendia o documento dos comunistas. 

Muitos países optaram, há anos, pelas soluções do software livre. 
  
A proposta, uma das quase 600 sugestões de alteração ao Orçamento de Estado para 2012, foi vetada com os votos contra do PSD e CDS-PP. O PS absteve-se (violentamente). 



22 de Novembro de 2011


Hezbolá captura espiões 

norte-americanos no Líbano


Espiões da CIA, (dos Estados Unidos), foram identificados e capturados no Líbano pelo grupo Hezbolá. A informação foi divulgada ontem pela Associated Press (AP), numa reportagem que não foi contestada pelo governo de Washington e teve como base declarações de autoridades não identificadas.

O primeiro sinal dessa nova "guerra de espionagem" fora emitido em junho, pelo xeque Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. Pela televisão, ele anunciara ter descoberto dois agentes da CIA infiltrados no grupo. Nasrallah informou também a captura de outro agente, supostamente europeu ou israelense, mas sem divulgar seus nomes.



11 de Novembro de 2011


O capitalismo e a globalização

Na Europa e no mundo o capital financeiro aproveita a crise para impor a ditadura do dinheiro.
Na Grécia o Partido Comunista emitiu um comunicado, que nos serve para fazer comparações com o que se passa em Portugal.
Vou passar a resumir o seu conteúdo.


"As lideranças do social-democrata Pasok, do direitista ND e do nacionalista LAOS, expressando as vozes do capital doméstico e da União Europeia, realizaram o acordo que permitirá a formação do novo governo de coligação, que em nome da plutocracia dirigente tentará aprofundar ainda mais a ofensiva contra os operários e o povo grego".


O novo governo, mais à direita, é chefiado pelo banqueiro Papademus.


"Papademus foi guindado à chefia do seu governo de acordo com os interesses da plutocracia grega e europeia. O povo precisa contra-atacar, estabelecendo uma aliança popular e operária contra essa aliança suja".


novembro.


Os sindicalistas são contra a conciliação entre as classes. "Com mobilizações, greves e demonstrações estabeleceremos um novo curso, em frentes de luta que deverão evoluir para encontrar a solução dos problemas que afligem o povo", disse.


Só na luta, a classe trabalhadora encontrará a solução


Em seguida, os manifestantes realizaram uma marcha até o parlamento. A secretária-geral do KKE, Aleka Papariga, que acompanhava a manifestação, disse que as pessoas não podem perder nem mais um dia. "Antes que o governo se comece a organizar, antes que tome as primeiras medidas, deve saber que o povo está contra ele".


"A missão do gabinete de “união nacional” não é salvar a Grécia, como apregoam seus defensores, mas preservar os interesses dos banqueiros e impor o pacote da “troika”, que significa sacrifícios adicionais para a classe trabalhadora e a maioria da nação. Os cortes, de gastos públicos, salários e emprego, tendem a aprofundar a recessão, o desemprego e o sofrimento do povo", escreveu Umberto Martins e acrescentou:


Cai a máscara da democracia


"É bom lembrar que a cúpula da União Europeia, capitaneada por Merkel e Sarkozy, não só rejeitou a ideia de um referendo para o plano de “austeridade” como forçou seu proponente, o ex-ministro Papandreou, a voltar atrás. É evidente o caráter antidemocrático das medidas, que muito provavelmente não resistiriam a uma consulta popular".


Também na Grécia a classe trabalhadora sabe que só lutando poderá, "descortinar o caminho de uma saída progressista para a crise", crise que é do sistema capitalista e portanto não são os capitalistas que a resolvem.





É preciso ter lata!


Os bancos jogam na bolsa para ganhar milhões. Quando perdem querem que seja o Estado (todos nós) a perder.


Para eles agora já não querem que o valor das ações seja válido! 
Isto é mais que neo-liberalismo. É neo-liberalismo num só sentido.


10 de Novembro de 2011

O exemplo da Argentina

Este vídeo foi feito para mostrar no Brasil a política defendida pelos Tucanos de José Serra, que se opunha a Lula e Dilma.
É também um bom exemplo para Portugal




3 de Novembro de 2011


ONU alerta para aumento de atividades mercenárias no mundo

Aumenta o recurso a grupos, formados por soldados contratados e outras pessoas, para derrubar governos, ou usados por governos contra a própria população.

“Os mercenários impõem uma ameaça não só à segurança, mas também aos direitos humanos e potencialmente aos direitos das pessoas à autodeterminação”, afirmou a Chefe do Grupo de Trabalho da ONU, Faiza Patel. 

Também serviços militares privados e empresas de segurança aumentam atividades em todo o mundo,  “criando riscos para os direitos humanos”. 



31 de Outubro de 2011



A crise não é para todos
A Ferrari depois da Porsche vendem mais carros de alta gama



30 de Outubro de 2011

Ou por outras palavras: Passos Coelho espera autorização dos chefes.


Mais restrição às liberdadas



25 de Outubro de 2011

As subvenções vitalícias
Os partidos não são todos iguais

Para prevenir falsas informações e a manipulação de algumas notícias na nossa comunicação "social" o PCP emitiu um comunicado do qual retirei o seguinte:

"O PCP não pode deixar de recordar que foi desde sempre contra a instituição das subvenções vitalícias, tendo assumido e expresso essa posição isoladamente em mais que uma ocasião. Na verdade, foi pela mão de PS e PSD, com o voto contra do PCP, que esta subvenção foi criada."
(ver aqui)

24 de Outubro de 2011

Cuidado!

Sarkozy diz que Portugal está "no bom caminho"




22 de Outubro de 2011


Mahmoud Jibril anuncia hoje abandono de funções
Primeiro-ministro interino da Líbia defende eleições dentro de oito meses

22.10.2011 - 13:21 Por PÚBLICO

As primeiras eleições da era pós-Khadafi na Líbia, para a constituição de um governo provisório e a redacção de uma nova Constituição, deverão realizar-se dentro de oito meses, anunciou Mahmoud Jibril, que ocupa o cargo de primeiro-ministro no Conselho de Transição Nacional.



18 de Outubro de 2011

A pulhice para enganar distraídos.

Cumprindo a ordem de Vítor Gaspar, que deu as instruções quando disse que ou cortava o 13º mês e o subsídio de Natal ou teria que despedir 100.000 funcionários públicos, agora na RTP1 Este cavalheiro, dito jornalista, acabou de fazer uma pergunta no Telejornal das 20H00 a um comentador do regime que rezava mais ou menos assim: "Mas explique-me lá...era melhor cortar nos subsídios de férias e natal dos funcionários públicos ou era melhor despedir os que estão a mais?"


Esta pulhice, de baixa ética profissional, do fulano da fotografia ao lado, que é bem pago para ser sabujo, fez lembrar o vicio de perante uma desgraça, o povo dizer: Graças a Deus ficaste só sem uma perna. Se ficasses sem as duas era muito pior.


De facto este democrático governo, que vela sempre pela melhor solução para o povo, tal como os assaltantes, dá a escolher: A BOLSA OU A VIDA.



17 de Outubro de 2011

Mais do mesmo. 


G20 reuniu em Paris nos passados dias 14 e 15.



O G20 é o grupo mundial que abarca as principais potências desenvolvidas e emergentes e que praticamente eclipsou da cena geopolítica mundial o G7 (o grupo formado pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá, a que se juntara em anos recentes a Rússia).


O G20 assume-se líder da política económica no mundo ainda que no seu seio tenha economias muito distintas. Segundo a Reuters, "G20 diz à zona euro para resolver a crise da dívida em 8 dias". Tudo isto revela uma grande desorientação mas, simultâneamente, um aproveitamento da crise do capitalismo para que, esses mesmo responsáveis pela crise, submetam os restantes aos seus interesses.


No fundo, os ministros e banqueiros centrais dos 20 esperam que os seus parceiros europeus "implementem" as decisões para resolver a crise e evitar "contágios" sabendo todos que quem contagiou o mundo foram os EUA em 2008. Com esse pretexto conseguem dois objectivos entre outros: 
a) sacar dos paises que os "mercados" considerem em dificuldade, o máximo de vantagens, aumentando ou reduzindo as suas notações, conforme convenha, para que o negócio dos juros seja mais lucrativo. 
b) reduzir até onde for possível os direitos dos trabalhadores, para tornar ainda mais acentuada a exploração.


O G20 abordou também a situação do sistema bancário, na probabilidade elevada de um "incumprimento" da Grécia e as suas consequências para os investidores privados internacionais que detêm 36,4% da dívida grega - €125,9 mil milhões. 


Por isso, o G20 pretende que os sacrifícios pedidos aos povos permitam capitalizar os bancos para que tenham acesso suficiente a financiamentos, e assim prosseguirm na sua prática especulativa. A recapitalização da banca europeia, está estimada entre €192-228 mil milhões (segundo um estudo de Constantin Gurdgiev) e €275 mil milhões, segundo contas do Morgan Stanley divulgadas pelo Financial Times.


Ainda recentemente, a agência de notação Fitch referia a vulnerabilidade dos modelos de negócio dos bancos que designou como "bancos globais universais".


É também interessante saber que o G20 abordou ainda os desequilíbrios mundiais na ótica que Maynard Keynes colocava há décadas atrás. "Uma estratégia decisiva contra a crise financeira e económica não pode ser colocada só nos ombros dos países com défices comerciais e orçamentais", ou porque importam em demasia ou porque se endividam de mais. "Os países avançados e emergentes com excedentes nas suas balanças têm de entrar em campo", diz o comunicado dos ministros das Finanças e banqueiros do G20. De contrário, corremos o risco uma nova recessão nos países desenvolvidos associada ao pânico financeiro.


Sabemos bem que os poderosos do capitalismo só dizem o que lhes convém. Por isso estes dados são importantes mas merecem uma análise que permita avaliar a parte escondida do iceberg. Aguarda-se agora a cimeira europeia de dia 23 para podermos recolher mais dados, provavelmente mais do mesmo.




14 de Outubro de 2011
Eurodeputada Ilda Figueiredo teme "destruição do país"
por LusaHoje


A eurodeputada comunista Ilda Figueiredo apelou hoje à revolta contra as novas medidas de austeridade previstas no Orçamento do Estado para 2012, por considerar que vão provocar "a destruição do país".
"É a destruição do país que se anuncia", disse à Lusa Ilda Figueiredo, apelando à "revolta para impedir que (as medidas) se concretizem".
"A revolta já se sente na rua e vai ter muitas concretizações", adiantou, sublinhando que a central sindical CGTP tem jornadas de luta agendadas para este mês.
"A luta é o único caminho para impedir este desastre completo, este roubo aos trabalhadores e ao país", disse.
Os cortes previstos nos subsídios de Natal e de férias de funcionários públicos e pensionistas, bem como a subida da taxa de IVA em serviços e produtos vão acarretar, opinou, "a diminuição do poder de compra e aumentar a recessão".
A solução deveria ser a contrária: "apostar no crescimento da economia", considerou também.

11 de Setembro de 2011






27 de Agosto de 2011

As Férias dos Trabalhadores
Concentração de Reformados 


Os reformados do sector público e privado protestam contra a política de agravamento das condições de vida e o aumento da pobreza. 
A política de direita, tira aos pobres para dar aos ricos. 
O Governo congelou pensões, retirou metade do subsídio de Natal, aumentou o IVA sobre a electricidade e o gás, aumentou brutalmente o preço dos transportes e a ameaça cortes na saúde, torna insustentável a vida de muitos milhares de reformados.
Em frente à residencia do Primeiro Ministro, mostraram como os trabalhadores e reformados, são obrigados a passar as férias.




20de Agosto de 2011


Deputado Brasileiro visita a Líbia

Em visita à Líbia, o deputado Protógenes Queiroz analisa a situação política do momento dentro do país, revelando que o apoio popular ao presidente Muamar Kadafi é enorme, desmentindo os argumentos da mídia Ocidental, de que a população líbia estaria fortemente descontente com o líder do governo.


19 de Agosto de 2011

Bombardeamentos "humanitários" prosseguem passados mais de 6 meses de ataques diários e sistemáticos na Líbia.

Um porta-voz da NATO, em Nápoles, confirmou o prosseguimento dos bombardeamentos em Tripoli. NATO na sexta-feira fez novos ataques bombardeando várias zonas residenciais em Tripoli, nomeadamente a residência presidencial e a área Gargour onde várias pessoas foram mortas, incluindo uma mulher grávida.
Apesar das ofensivas da NATO, da Inglaterra, da França e dos EUA com apoio de vários países da Europa, e dos poderosos meios utilizados, o povo líbio continua a resistir.

Novas revelações: Crimes de Pinochet

O número de vítimas do regime Pinochet (1973-1990), imposto por um golpe militar contra o Presidente Allende eleito, golpe esse forjado pela CIA e apoiado pelos Estados Unidos da América, ultrapassou 40 mil pessoas (valor que incluiu 3.225 mortos e desaparecidos). Estes dados são retirados de um novo relatório do governo realizado pela Comissão Valech que investiga violações de direitos humanos no Chile nas décadas de 1970 e 1980. O relatório revela mais 10 mil pessoas vítimas em relação ao que tinha sido registado inicialmente.


4 de Agosto de 2011

BPN. Roubo escandaloso para alimentar os banqueiros

Pagámos mais de 2.000.000.000 de euros (2 mil milhões) para "salvar" um banco privado que foi espoliado pelos amigos de Cavaco Silva e agora o Governo vende-o aos seus amigos por 40 milhões. 
Perdemos todos mais de mil novecentos e sessenta milhões de euros (1.960.000.000 €). 


Ver ainda em: 
http://resistir.info/portugal/o_teixeira_03ago11.html

http://www.avante.pt/pt/1966/emfoco/115677/


2 de Agosto de 2011

Inflacção

A inflação em Portugal no ano terminado em Junho, fixou-se nos 3,4%. Estes aumentos de preços atingiram os bens alimentares, a electricidade e o gás. Com os aumentos agora verificados nos transportes vai disparar, em especial para a classe trabalhadora.


28 de Julho de 2011

A extrema direita actua na Noruega


Os primeiros dados da investigação ao ataque terrorista na Noruega estão a revelar que o autor é um “fundamentalista cristão”, adepto da caça e dos jogos de vídeo, com ligações à extrema-direita e ideologia anti-muçulmana. No perfil de Facebook atribuído a Breivik, este diz ser “conservador”, “cristão”. Colocou uma bomba que explodiu no edifício do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, bem no centro de Oslo, e que causou sete mortes. Uma hora depois matou a tiro, 84 pessoas no campo de jovens do Partido Trabalhista (no poder), em Utoeya.

20 de Julho de 2011

Prepotência e Violações dos Direitos Humanos por Israel

Notícias da flotilha: Dignité

Compañer@s, eis notícias sobre o barco francês Dignité, transmitidas pelos companheiros espanhóis:
O site Rumbo a Gaza informa que o barco francês Dignité que conseguiu sair da Grécia foi abordado pela marinha Israelita em águas internacionais e conduzido para o porto de Ashod.
A bordo encontram-se 17 pessoas, entre os quais 4 tripulantes, 3 jornalistas e 10 activistas solidários com a Palestina (personalidades europeias e canadianas, representantes políticos, científicos, culturais).
Excerto do relatório dos detidos do Dignité:
Desde as 8:30h da manha vários barcos militares israelitas rodeiam o Dignité-Al karama em águas internacionais, a 40 milhas de Gaza. Quarenta e cinco minutos mais tarde as comunicações foram cortadas. 'Trata-se de um acto de censura militar que revela a estratégia do exército e viola a liberdade de comunicação e informação' explicam os membros da campanha francesa da Segunda Flotilha da Liberdade. Segundo as Forças de Defesa Israelitas (IDF) na página web, o barco francês está a ser encaminhado para o porto de Ashod e dizem que ' logo que o barco Dignité-Al Karama chegar a Ashdod, as autoridades competentes e a policia israelita irá proceder aos interrogatórios dos passageiros. Então, estes serão transferidos para o Ministério do Interior e para as autoridades da imigração' .


17 de Julho de 2011

O Império
  
   “50% do orçamento aprovado dos EUA vai para o Pentágono. Uma massiva transferência de riqueza para as mãos de poucos, enquanto os norte-americanos padecem a falta de empregos suficientes, a falta de assistência pública à saúde, a falta de moradias, de segurança para os aposentados.”

Dennis Kucinich

15/7/2011, Dennis KucinichCommondreams,



16 de Julho de 2011

Terroristas. Assassinos!






10 de Julho de 2011

Números...


O produto interno bruto no mundo reduziu 2% e o desemprego global aumentou 14,4% em 2009. 
As fortunas conjuntas dos mais ricos aumentaram 9,4%. 
4,5 milhões destes milionários estão nos EUA e no Japão, duas economias em profunda crise.


Ver mais antigas:

PARA VER "CURTAS" MAIS ANTIGAS CLIQUE AQUI

13 de fevereiro de 2012


NATO continua a matar crianças e civis no Afeganistão
Do Jornal Público  http://www.publico.pt/Mundo/nato-confirma-morte-de-criancas-em-local-atacado-pela-aviacao-1533494

Uma delegação de deputados e ministros afegãos mostrou fotografias dos corpos de oito menores – sete crianças com idades entre os seis e os 14 e um rapaz um pouco mais velho – que terão sido mortos quando pastoreavam animais nos arredores da sua aldeia. Mohammad Tahir Safi, deputado, falou à Reuters após visitar Kapisa.

Os dirigentes afegãos acusam os soldados franceses de não terem cumprido as regras quando pediram a intervenção da aviação. O general Jacobson insiste, porém, que foi seguido o regulamento em vigor para o apoio aéreo, revisto nos últimos anos perante o multiplicar de bombardeamentos que resultaram na morte de civis.

Apesar da anunciada cautela, o número de civis mortos em ataques aéreos voltou a aumentar em 2011.  


1 de fevereiro de 2012


Como atuam os EUA na política internacional



Barack Obama, confirmou que os Estados Unidos usam com regularidades aviões não pilotados em raides aéreos contra zonas tribais do Paquistão.
Obama definiu os raides como “um esforço que foca como alvo bem definido pessoas que estão nas listas de terroristas activos”.
“Para chegarmos a eles de uma outra forma teríamos de ir por um caminho que provavelmente envolveria uma acção militar muito mais intrusiva [em território paquistanês] do que aquelas em que já estamos envolvidos”disse Obama.
"As operações com engenhos telecomandados aumentaram significativamente durante os anos em que Obama está na Casa Branca, mas é muito raro as autoridades referirem-se publicamente a esta táctica e pouco se sabe em detalhe das missões, normalmente levadas a cabo pela CIA" escreve o Público.
Segundo a agência de notícias francesa AFP, os Estados Unidos fizeram pelo menos 64 ataques com mísseis disparados por aqueles aviões não pilotados em 2011, e 101 em 2010.
As autoridades paquistanesas são veementemente críticas destas operações e o sentimento anti-americano no país aumentou ainda mais depois da operação secreta de comandos dos Estados Unidos que, no ano passado, resultou na morte do líder da Al-Qaeda Osama bin Laden.


Meu comentário: Os EUA, são os acusadores, os julgadores e os polícias do mundo. As suas listas de terroristas, já provêm das famosas Listas Negras de McCarthy, que envolviam todos os que fossem considerados anti-americanos. Na altura, ainda sem os agora famosos "drones" já o Macartismo realizou a "caça às bruxas" em que os suspeitos eram "provados" criminosos com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis e na imaginação da ameaça que representavam esses suspeitos. Muitos milhares de americanos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e levados ao suicídio. Foram atingidos sindicalistas, jornalistas, atores, realizadores de cinema, escritores, cientistas, e todos os que eram denunciados mesmo sem provas.



28 de janeiro de 2012

Aos poucos, estamos a ser cozidos

Aos poucos vamos "aceitando" sem reagir as injustiças e o retrocesso civilizacional

Isto é a estratégia da rã cozida sem dar por isso. Mete-se a rã dentro de uma panela com água tépida. A rã sente-se bem (agradece) e deixa-se ficar. Põe-se a panela sem tampa em lume brando e a água aquece lentamente. A rã continua a achar agradável a água morna e relaxa. A água continua a aquecer lentamente mas a rã vai-se habituando e fica mole, com sono, vai perdendo as forças. Quando a água está já demasiado quente e incomodativa a rã quer saltar da panela mas já não tem forças. Ali fica até morrer.





12 de janeiro de 2012
Estados Unidos desenvolvem a Indústria da Guerra
  
Nos EUA alastra a fome e a miséria. Aumentam as desigualdades. No princípio deste novo ano, a 5 de Janeiro, Obama apresentou uma nova doutrina militar estratégica e explicou que «de facto, o orçamento militar continuará a ser superior ao que existia no final do governo de Bush» acrescentando: «estou certo de que o povo americano compreenderá que podemos manter a nossa força militar e a segurança da nossa nação com um orçamento que no futuro continuará a ser superior ao conjunto dos próximos dez países» militarmente mais fortes. 
One of five BQM-74 test drones launches from the amphibious assault 
O ministro da Defesa, Panetta, explicou o novo documento do Pentágono, intitulado «Manutenção do papel dirigente dos EUA – Prioridades para a política de Defesa do século XXI», dizendo que a força militar marítima e aérea passará a ter o papel decisivo, com a utilização de engenhos e armas teleguiadas. 
  
Elementos retirados do artigo de Rui Paz no Jornal Avante



2 de janeiro de 2012


Pensamento adaptado

"Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Bertolt Brecht (1898-1956)




20 de Dezembro de 2011



Contra a reforma da administração local


(de SIC notícias)



Os autarcas começaram a hastear bandeiras negras em protesto contra a reforma da administração local. A população do interior teme o isolamento devido às novas reformas do Governo que pretende extinguir cerca de 1.800 Juntas de Freguesia em 2012.







15 de Dezembro de 2011
13 de Dezembro de 2011  


Cada vez mais a troika se assume como o governo dos países.
Exigem, impõem e ameaçam.


Em Portugal o Governo desculpa-se com as exigências da troika para fazer aquilo que não se atreve a fazer em seu nome. É uma forma de cobardia.

Não querem sequer ouvir falar nos exemplos de países que se estiveram nas tintas para as troikas e FMI e recuperaram a sua economia sem ceder às chantagens. Foi o caso recente da Islândia como tinha sido o da Argentina, este ainda em situação mais difícil que a de Portugal.

Contudo, apesar das muitas responsabilidades do Governo grego, ainda há uma réstea de coragem para não aceitar tudo o que a troika quer. 

O ministro grego do Trabalho, Yorgos Kutrumanis, afastou a possibilidade de descer o salário mínimo no país, como exige a troika.

O salário mínimo grego está nos 751 euros e a troika exige que seja reduzido para cerca de 450 euros, quase o mesmo valor que é praticado em Portugal (485 euros), contudo o ministro do trabalho mantém-se inflexível e diz que isso está fora de questão.

A troika exigiu também a abolição do acordo alcançado entre patrões e sindicatos que prevê respeitar o salário mínimo e ainda aumentos salariais de 1,5% em Julho de 2011 e de 1,7% em 2012, abaixo da inflação, que ronda os 3% na Grécia.

Querem também que se baixem os custos laborais com um corte drástico da participação empresarial nos fundos de pensões e um novo corte no valor das pensões. Uma medida algo parecida à que tinha sido proposta para Portugal, e que passava pelo corte da taxa social única.
Atenção! Pelos vistos eles não desistem de "atacar" os que baixam as calças.


6 de Dezembro de 2011

Aumenta a tensão no Médio Oriente

Continuam as provocações e ingerência dos EUA na Síria. Surgem ameaças veladas, como o alerta aos  seus cidadãos para que deixem o território sírio. Também a Liga Árabe e a União Europeia estão a envolver-se. Mais uma vez, a França aparece à frente e é de notar que a Turquia foi convidada a participar na reunião de ministros de Relações Exteriores da União Europeia em Bruxelas. Repetem-se os passos idênticos ao que se viu pouco antes da "intervenção humanitária" do ocidente contra a Líbia. 


O Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse, na sexta-feira, que: "a situação dos direitos humanos num ou noutro país pode ser, evidentemente, objeto de preocupação internacional, mas em nenhum caso se pode admitir que questões de direitos humanos sejam usadas como pretexto para qualquer tipo de intervenção nos assuntos internos de estados soberanos, como se vê acontecendo hoje, no caso da Síria. Cabe aos sírios decidir sobre o próprio destino, sem qualquer tipo de 'empurrão' vindo do exterior. A Rússia de modo algum aceita qualquer tipo de cenário que inclua intervenção militar na Síria". 

Estados Unidos e a sua política de criação de conflitos e ingerência

Tal como aconteceu com a Líbia e acontece com Cuba, em países sul americanos, e noutros pontos do mundo, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, promove reuniões com dissidentes dos governos que não alinham com Washington, para fomentar tensões e pretextos para ações de ingerência na política desses países. Agora as reuniões e apoios a dissidentes sírios estão na ordem do dia. Hoje as reuniões de Hillary Clinton foram com sete dissidentes sírios em Genebra, Suíça, na continuação das reuniões havidas em Agosto passado.

4 de Dezembro de 2011
O vídeo que não passou na Televisão 
Bruno Dias, deputado do PCP, perde a paciência com a incompetência do Ministro Álvaro Pereira







3 de Dezembro de 2011



Celac marca o fim da hegemonia americana, diz Chávez

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, descreveu nesta sexta-feira, 2, a criação de um bloco latino-americano e caribenho de 33 países como contrapeso aos Estados Unidos é "a conquista de uma batalha de 200 anos" que teria começado com Simón Bolívar, prócer da independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Eles [EUA] impuseram a vontade deles durante 200 anos, mas isso agora acabou", disse o mandatário venezuelano.

Chávez vê a nascente Celac como uma ferramenta para acelerar a integração latino-americana. "Nós precisamos marchar em direção ao que Bolívar disse ser um corpo político gigante", afirmou.





29 de Novembro de 2011


Macaco solto numa loja de louças

Os EUA anunciaram o sucesso, do vôo de teste, entre o Havaí e as Ilhas Marshall, de uma nova bomba voadora, de velocidade supersônica, capaz de atingir qualquer ponto do globo em menos de uma hora.

Mauro Santayana, jornalista brasileiro, no seu blog, escreveu:

"Os Estados Unidos não cessam de pesquisar novas armas de destruição em massa, e sistemas de armamento naval como o canhão magnético de munição cinética, anunciado no ano passado".



"Isso, apesar de Washington ter um déficit de 7 trilhões de dólares, boa parte dele derivado dos 35 bilhões de dólares que gasta, por semana, para manter seus soldados no Iraque e no Afeganistão, países dos quais já prepara a retirada de suas tropas convencionais – com o rabo entre as pernas – a partir do ano que vem".

"A insistência de os Estados Unidos em continuarem se armando, mesmo em uma situação de crise econômica e institucional crescente, aponta para a cristalização de uma perigosa equação, que, do ponto de vista do resto do mundo – excetuando-se a Europa, cada vez mais submissa aos interesses norte-americanos – equivale a um mendigo louco com uma arma na mão na praça de alimentação de um Shopping, ou, à velha metáfora, mais usada antigamente, de um macaco solto em uma loja de louças".



27 de Novembro de 2011

PSD e CDS e a violenta abstenção do PS chumbam proposta do PCP para poupar 50 milhões de euros 

Foi chumbada esta sexta-feira na Comissão de Orçamento a proposta do Partido Comunista Português que defendia a opção preferencial do Estado por software livre. A proposta previa que a opção por software proprietário - como as soluções da Microsoft - só pudesse prevalecer "nos casos em que seja fundamentadamente demonstrada a inexistência de solução alternativa em software livre". 

O Orçamento de Estado para 2012 contabiliza mais de 100 milhões de euros para gastos com software. A proposta do PCP com opção pelo software livre podia fazer descer drasticamente os custos nesta área, em pelo menos 50 milhões de euros. 

"Segundo estudos recentemente realizados com base nos valores do Catálogo Nacional de Compras Públicas, será possível atingir uma poupança de 50% a 70% na maior parte das aquisições de software do Estado", defendia o documento dos comunistas. 

Muitos países optaram, há anos, pelas soluções do software livre. 
  
A proposta, uma das quase 600 sugestões de alteração ao Orçamento de Estado para 2012, foi vetada com os votos contra do PSD e CDS-PP. O PS absteve-se (violentamente). 



22 de Novembro de 2011


Hezbolá captura espiões 

norte-americanos no Líbano


Espiões da CIA, (dos Estados Unidos), foram identificados e capturados no Líbano pelo grupo Hezbolá. A informação foi divulgada ontem pela Associated Press (AP), numa reportagem que não foi contestada pelo governo de Washington e teve como base declarações de autoridades não identificadas.

O primeiro sinal dessa nova "guerra de espionagem" fora emitido em junho, pelo xeque Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. Pela televisão, ele anunciara ter descoberto dois agentes da CIA infiltrados no grupo. Nasrallah informou também a captura de outro agente, supostamente europeu ou israelense, mas sem divulgar seus nomes.



11 de Novembro de 2011


O capitalismo e a globalização

Na Europa e no mundo o capital financeiro aproveita a crise para impor a ditadura do dinheiro.
Na Grécia o Partido Comunista emitiu um comunicado, que nos serve para fazer comparações com o que se passa em Portugal.
Vou passar a resumir o seu conteúdo.


"As lideranças do social-democrata Pasok, do direitista ND e do nacionalista LAOS, expressando as vozes do capital doméstico e da União Europeia, realizaram o acordo que permitirá a formação do novo governo de coligação, que em nome da plutocracia dirigente tentará aprofundar ainda mais a ofensiva contra os operários e o povo grego".


O novo governo, mais à direita, é chefiado pelo banqueiro Papademus.


"Papademus foi guindado à chefia do seu governo de acordo com os interesses da plutocracia grega e europeia. O povo precisa contra-atacar, estabelecendo uma aliança popular e operária contra essa aliança suja".


novembro.


Os sindicalistas são contra a conciliação entre as classes. "Com mobilizações, greves e demonstrações estabeleceremos um novo curso, em frentes de luta que deverão evoluir para encontrar a solução dos problemas que afligem o povo", disse.


Só na luta, a classe trabalhadora encontrará a solução


Em seguida, os manifestantes realizaram uma marcha até o parlamento. A secretária-geral do KKE, Aleka Papariga, que acompanhava a manifestação, disse que as pessoas não podem perder nem mais um dia. "Antes que o governo se comece a organizar, antes que tome as primeiras medidas, deve saber que o povo está contra ele".


"A missão do gabinete de “união nacional” não é salvar a Grécia, como apregoam seus defensores, mas preservar os interesses dos banqueiros e impor o pacote da “troika”, que significa sacrifícios adicionais para a classe trabalhadora e a maioria da nação. Os cortes, de gastos públicos, salários e emprego, tendem a aprofundar a recessão, o desemprego e o sofrimento do povo", escreveu Umberto Martins e acrescentou:


Cai a máscara da democracia


"É bom lembrar que a cúpula da União Europeia, capitaneada por Merkel e Sarkozy, não só rejeitou a ideia de um referendo para o plano de “austeridade” como forçou seu proponente, o ex-ministro Papandreou, a voltar atrás. É evidente o caráter antidemocrático das medidas, que muito provavelmente não resistiriam a uma consulta popular".


Também na Grécia a classe trabalhadora sabe que só lutando poderá, "descortinar o caminho de uma saída progressista para a crise", crise que é do sistema capitalista e portanto não são os capitalistas que a resolvem.





É preciso ter lata!


Os bancos jogam na bolsa para ganhar milhões. Quando perdem querem que seja o Estado (todos nós) a perder.


Para eles agora já não querem que o valor das ações seja válido! 
Isto é mais que neo-liberalismo. É neo-liberalismo num só sentido.


10 de Novembro de 2011

O exemplo da Argentina

Este vídeo foi feito para mostrar no Brasil a política defendida pelos Tucanos de José Serra, que se opunha a Lula e Dilma.
É também um bom exemplo para Portugal




3 de Novembro de 2011


ONU alerta para aumento de atividades mercenárias no mundo

Aumenta o recurso a grupos, formados por soldados contratados e outras pessoas, para derrubar governos, ou usados por governos contra a própria população.

“Os mercenários impõem uma ameaça não só à segurança, mas também aos direitos humanos e potencialmente aos direitos das pessoas à autodeterminação”, afirmou a Chefe do Grupo de Trabalho da ONU, Faiza Patel. 

Também serviços militares privados e empresas de segurança aumentam atividades em todo o mundo,  “criando riscos para os direitos humanos”. 



31 de Outubro de 2011



A crise não é para todos
A Ferrari depois da Porsche vendem mais carros de alta gama



30 de Outubro de 2011

Ou por outras palavras: Passos Coelho espera autorização dos chefes.


Mais restrição às liberdadas



25 de Outubro de 2011

As subvenções vitalícias
Os partidos não são todos iguais

Para prevenir falsas informações e a manipulação de algumas notícias na nossa comunicação "social" o PCP emitiu um comunicado do qual retirei o seguinte:

"O PCP não pode deixar de recordar que foi desde sempre contra a instituição das subvenções vitalícias, tendo assumido e expresso essa posição isoladamente em mais que uma ocasião. Na verdade, foi pela mão de PS e PSD, com o voto contra do PCP, que esta subvenção foi criada."
(ver aqui)

24 de Outubro de 2011

Cuidado!

Sarkozy diz que Portugal está "no bom caminho"




22 de Outubro de 2011


Mahmoud Jibril anuncia hoje abandono de funções
Primeiro-ministro interino da Líbia defende eleições dentro de oito meses

22.10.2011 - 13:21 Por PÚBLICO

As primeiras eleições da era pós-Khadafi na Líbia, para a constituição de um governo provisório e a redacção de uma nova Constituição, deverão realizar-se dentro de oito meses, anunciou Mahmoud Jibril, que ocupa o cargo de primeiro-ministro no Conselho de Transição Nacional.



18 de Outubro de 2011

A pulhice para enganar distraídos.

Cumprindo a ordem de Vítor Gaspar, que deu as instruções quando disse que ou cortava o 13º mês e o subsídio de Natal ou teria que despedir 100.000 funcionários públicos, agora na RTP1 Este cavalheiro, dito jornalista, acabou de fazer uma pergunta no Telejornal das 20H00 a um comentador do regime que rezava mais ou menos assim: "Mas explique-me lá...era melhor cortar nos subsídios de férias e natal dos funcionários públicos ou era melhor despedir os que estão a mais?"


Esta pulhice, de baixa ética profissional, do fulano da fotografia ao lado, que é bem pago para ser sabujo, fez lembrar o vicio de perante uma desgraça, o povo dizer: Graças a Deus ficaste só sem uma perna. Se ficasses sem as duas era muito pior.


De facto este democrático governo, que vela sempre pela melhor solução para o povo, tal como os assaltantes, dá a escolher: A BOLSA OU A VIDA.



17 de Outubro de 2011

Mais do mesmo. 


G20 reuniu em Paris nos passados dias 14 e 15.



O G20 é o grupo mundial que abarca as principais potências desenvolvidas e emergentes e que praticamente eclipsou da cena geopolítica mundial o G7 (o grupo formado pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá, a que se juntara em anos recentes a Rússia).


O G20 assume-se líder da política económica no mundo ainda que no seu seio tenha economias muito distintas. Segundo a Reuters, "G20 diz à zona euro para resolver a crise da dívida em 8 dias". Tudo isto revela uma grande desorientação mas, simultâneamente, um aproveitamento da crise do capitalismo para que, esses mesmo responsáveis pela crise, submetam os restantes aos seus interesses.


No fundo, os ministros e banqueiros centrais dos 20 esperam que os seus parceiros europeus "implementem" as decisões para resolver a crise e evitar "contágios" sabendo todos que quem contagiou o mundo foram os EUA em 2008. Com esse pretexto conseguem dois objectivos entre outros: 
a) sacar dos paises que os "mercados" considerem em dificuldade, o máximo de vantagens, aumentando ou reduzindo as suas notações, conforme convenha, para que o negócio dos juros seja mais lucrativo. 
b) reduzir até onde for possível os direitos dos trabalhadores, para tornar ainda mais acentuada a exploração.


O G20 abordou também a situação do sistema bancário, na probabilidade elevada de um "incumprimento" da Grécia e as suas consequências para os investidores privados internacionais que detêm 36,4% da dívida grega - €125,9 mil milhões. 


Por isso, o G20 pretende que os sacrifícios pedidos aos povos permitam capitalizar os bancos para que tenham acesso suficiente a financiamentos, e assim prosseguirm na sua prática especulativa. A recapitalização da banca europeia, está estimada entre €192-228 mil milhões (segundo um estudo de Constantin Gurdgiev) e €275 mil milhões, segundo contas do Morgan Stanley divulgadas pelo Financial Times.


Ainda recentemente, a agência de notação Fitch referia a vulnerabilidade dos modelos de negócio dos bancos que designou como "bancos globais universais".


É também interessante saber que o G20 abordou ainda os desequilíbrios mundiais na ótica que Maynard Keynes colocava há décadas atrás. "Uma estratégia decisiva contra a crise financeira e económica não pode ser colocada só nos ombros dos países com défices comerciais e orçamentais", ou porque importam em demasia ou porque se endividam de mais. "Os países avançados e emergentes com excedentes nas suas balanças têm de entrar em campo", diz o comunicado dos ministros das Finanças e banqueiros do G20. De contrário, corremos o risco uma nova recessão nos países desenvolvidos associada ao pânico financeiro.


Sabemos bem que os poderosos do capitalismo só dizem o que lhes convém. Por isso estes dados são importantes mas merecem uma análise que permita avaliar a parte escondida do iceberg. Aguarda-se agora a cimeira europeia de dia 23 para podermos recolher mais dados, provavelmente mais do mesmo.




14 de Outubro de 2011
Eurodeputada Ilda Figueiredo teme "destruição do país"
por LusaHoje


A eurodeputada comunista Ilda Figueiredo apelou hoje à revolta contra as novas medidas de austeridade previstas no Orçamento do Estado para 2012, por considerar que vão provocar "a destruição do país".
"É a destruição do país que se anuncia", disse à Lusa Ilda Figueiredo, apelando à "revolta para impedir que (as medidas) se concretizem".
"A revolta já se sente na rua e vai ter muitas concretizações", adiantou, sublinhando que a central sindical CGTP tem jornadas de luta agendadas para este mês.
"A luta é o único caminho para impedir este desastre completo, este roubo aos trabalhadores e ao país", disse.
Os cortes previstos nos subsídios de Natal e de férias de funcionários públicos e pensionistas, bem como a subida da taxa de IVA em serviços e produtos vão acarretar, opinou, "a diminuição do poder de compra e aumentar a recessão".
A solução deveria ser a contrária: "apostar no crescimento da economia", considerou também.

11 de Setembro de 2011






27 de Agosto de 2011

As Férias dos Trabalhadores
Concentração de Reformados 


Os reformados do sector público e privado protestam contra a política de agravamento das condições de vida e o aumento da pobreza. 
A política de direita, tira aos pobres para dar aos ricos. 
O Governo congelou pensões, retirou metade do subsídio de Natal, aumentou o IVA sobre a electricidade e o gás, aumentou brutalmente o preço dos transportes e a ameaça cortes na saúde, torna insustentável a vida de muitos milhares de reformados.
Em frente à residencia do Primeiro Ministro, mostraram como os trabalhadores e reformados, são obrigados a passar as férias.




20de Agosto de 2011


Deputado Brasileiro visita a Líbia

Em visita à Líbia, o deputado Protógenes Queiroz analisa a situação política do momento dentro do país, revelando que o apoio popular ao presidente Muamar Kadafi é enorme, desmentindo os argumentos da mídia Ocidental, de que a população líbia estaria fortemente descontente com o líder do governo.


19 de Agosto de 2011

Bombardeamentos "humanitários" prosseguem passados mais de 6 meses de ataques diários e sistemáticos na Líbia.

Um porta-voz da NATO, em Nápoles, confirmou o prosseguimento dos bombardeamentos em Tripoli. NATO na sexta-feira fez novos ataques bombardeando várias zonas residenciais em Tripoli, nomeadamente a residência presidencial e a área Gargour onde várias pessoas foram mortas, incluindo uma mulher grávida.
Apesar das ofensivas da NATO, da Inglaterra, da França e dos EUA com apoio de vários países da Europa, e dos poderosos meios utilizados, o povo líbio continua a resistir.

Novas revelações: Crimes de Pinochet

O número de vítimas do regime Pinochet (1973-1990), imposto por um golpe militar contra o Presidente Allende eleito, golpe esse forjado pela CIA e apoiado pelos Estados Unidos da América, ultrapassou 40 mil pessoas (valor que incluiu 3.225 mortos e desaparecidos). Estes dados são retirados de um novo relatório do governo realizado pela Comissão Valech que investiga violações de direitos humanos no Chile nas décadas de 1970 e 1980. O relatório revela mais 10 mil pessoas vítimas em relação ao que tinha sido registado inicialmente.


4 de Agosto de 2011

BPN. Roubo escandaloso para alimentar os banqueiros

Pagámos mais de 2.000.000.000 de euros (2 mil milhões) para "salvar" um banco privado que foi espoliado pelos amigos de Cavaco Silva e agora o Governo vende-o aos seus amigos por 40 milhões. 
Perdemos todos mais de mil novecentos e sessenta milhões de euros (1.960.000.000 €). 


Ver ainda em: 
http://resistir.info/portugal/o_teixeira_03ago11.html

http://www.avante.pt/pt/1966/emfoco/115677/


2 de Agosto de 2011

Inflacção

A inflação em Portugal no ano terminado em Junho, fixou-se nos 3,4%. Estes aumentos de preços atingiram os bens alimentares, a electricidade e o gás. Com os aumentos agora verificados nos transportes vai disparar, em especial para a classe trabalhadora.


28 de Julho de 2011

A extrema direita actua na Noruega


Os primeiros dados da investigação ao ataque terrorista na Noruega estão a revelar que o autor é um “fundamentalista cristão”, adepto da caça e dos jogos de vídeo, com ligações à extrema-direita e ideologia anti-muçulmana. No perfil de Facebook atribuído a Breivik, este diz ser “conservador”, “cristão”. Colocou uma bomba que explodiu no edifício do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, bem no centro de Oslo, e que causou sete mortes. Uma hora depois matou a tiro, 84 pessoas no campo de jovens do Partido Trabalhista (no poder), em Utoeya.

20 de Julho de 2011

Prepotência e Violações dos Direitos Humanos por Israel

Notícias da flotilha: Dignité

Compañer@s, eis notícias sobre o barco francês Dignité, transmitidas pelos companheiros espanhóis:
O site Rumbo a Gaza informa que o barco francês Dignité que conseguiu sair da Grécia foi abordado pela marinha Israelita em águas internacionais e conduzido para o porto de Ashod.
A bordo encontram-se 17 pessoas, entre os quais 4 tripulantes, 3 jornalistas e 10 activistas solidários com a Palestina (personalidades europeias e canadianas, representantes políticos, científicos, culturais).
Excerto do relatório dos detidos do Dignité:
Desde as 8:30h da manha vários barcos militares israelitas rodeiam o Dignité-Al karama em águas internacionais, a 40 milhas de Gaza. Quarenta e cinco minutos mais tarde as comunicações foram cortadas. 'Trata-se de um acto de censura militar que revela a estratégia do exército e viola a liberdade de comunicação e informação' explicam os membros da campanha francesa da Segunda Flotilha da Liberdade. Segundo as Forças de Defesa Israelitas (IDF) na página web, o barco francês está a ser encaminhado para o porto de Ashod e dizem que ' logo que o barco Dignité-Al Karama chegar a Ashdod, as autoridades competentes e a policia israelita irá proceder aos interrogatórios dos passageiros. Então, estes serão transferidos para o Ministério do Interior e para as autoridades da imigração' .


17 de Julho de 2011

O Império
  
   “50% do orçamento aprovado dos EUA vai para o Pentágono. Uma massiva transferência de riqueza para as mãos de poucos, enquanto os norte-americanos padecem a falta de empregos suficientes, a falta de assistência pública à saúde, a falta de moradias, de segurança para os aposentados.”

Dennis Kucinich

15/7/2011, Dennis KucinichCommondreams,



16 de Julho de 2011

Terroristas. Assassinos!






10 de Julho de 2011

Números...


O produto interno bruto no mundo reduziu 2% e o desemprego global aumentou 14,4% em 2009. 
As fortunas conjuntas dos mais ricos aumentaram 9,4%. 
4,5 milhões destes milionários estão nos EUA e no Japão, duas economias em profunda crise.


Ver mais antigas:

PARA VER "CURTAS" MAIS ANTIGAS CLIQUE AQUI

13 de fevereiro de 2012


NATO continua a matar crianças e civis no Afeganistão
Do Jornal Público  http://www.publico.pt/Mundo/nato-confirma-morte-de-criancas-em-local-atacado-pela-aviacao-1533494

Uma delegação de deputados e ministros afegãos mostrou fotografias dos corpos de oito menores – sete crianças com idades entre os seis e os 14 e um rapaz um pouco mais velho – que terão sido mortos quando pastoreavam animais nos arredores da sua aldeia. Mohammad Tahir Safi, deputado, falou à Reuters após visitar Kapisa.

Os dirigentes afegãos acusam os soldados franceses de não terem cumprido as regras quando pediram a intervenção da aviação. O general Jacobson insiste, porém, que foi seguido o regulamento em vigor para o apoio aéreo, revisto nos últimos anos perante o multiplicar de bombardeamentos que resultaram na morte de civis.

Apesar da anunciada cautela, o número de civis mortos em ataques aéreos voltou a aumentar em 2011.  


1 de fevereiro de 2012


Como atuam os EUA na política internacional



Barack Obama, confirmou que os Estados Unidos usam com regularidades aviões não pilotados em raides aéreos contra zonas tribais do Paquistão.
Obama definiu os raides como “um esforço que foca como alvo bem definido pessoas que estão nas listas de terroristas activos”.
“Para chegarmos a eles de uma outra forma teríamos de ir por um caminho que provavelmente envolveria uma acção militar muito mais intrusiva [em território paquistanês] do que aquelas em que já estamos envolvidos”disse Obama.
"As operações com engenhos telecomandados aumentaram significativamente durante os anos em que Obama está na Casa Branca, mas é muito raro as autoridades referirem-se publicamente a esta táctica e pouco se sabe em detalhe das missões, normalmente levadas a cabo pela CIA" escreve o Público.
Segundo a agência de notícias francesa AFP, os Estados Unidos fizeram pelo menos 64 ataques com mísseis disparados por aqueles aviões não pilotados em 2011, e 101 em 2010.
As autoridades paquistanesas são veementemente críticas destas operações e o sentimento anti-americano no país aumentou ainda mais depois da operação secreta de comandos dos Estados Unidos que, no ano passado, resultou na morte do líder da Al-Qaeda Osama bin Laden.


Meu comentário: Os EUA, são os acusadores, os julgadores e os polícias do mundo. As suas listas de terroristas, já provêm das famosas Listas Negras de McCarthy, que envolviam todos os que fossem considerados anti-americanos. Na altura, ainda sem os agora famosos "drones" já o Macartismo realizou a "caça às bruxas" em que os suspeitos eram "provados" criminosos com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis e na imaginação da ameaça que representavam esses suspeitos. Muitos milhares de americanos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e levados ao suicídio. Foram atingidos sindicalistas, jornalistas, atores, realizadores de cinema, escritores, cientistas, e todos os que eram denunciados mesmo sem provas.



28 de janeiro de 2012

Aos poucos, estamos a ser cozidos

Aos poucos vamos "aceitando" sem reagir as injustiças e o retrocesso civilizacional

Isto é a estratégia da rã cozida sem dar por isso. Mete-se a rã dentro de uma panela com água tépida. A rã sente-se bem (agradece) e deixa-se ficar. Põe-se a panela sem tampa em lume brando e a água aquece lentamente. A rã continua a achar agradável a água morna e relaxa. A água continua a aquecer lentamente mas a rã vai-se habituando e fica mole, com sono, vai perdendo as forças. Quando a água está já demasiado quente e incomodativa a rã quer saltar da panela mas já não tem forças. Ali fica até morrer.





12 de janeiro de 2012
Estados Unidos desenvolvem a Indústria da Guerra
  
Nos EUA alastra a fome e a miséria. Aumentam as desigualdades. No princípio deste novo ano, a 5 de Janeiro, Obama apresentou uma nova doutrina militar estratégica e explicou que «de facto, o orçamento militar continuará a ser superior ao que existia no final do governo de Bush» acrescentando: «estou certo de que o povo americano compreenderá que podemos manter a nossa força militar e a segurança da nossa nação com um orçamento que no futuro continuará a ser superior ao conjunto dos próximos dez países» militarmente mais fortes. 
One of five BQM-74 test drones launches from the amphibious assault 
O ministro da Defesa, Panetta, explicou o novo documento do Pentágono, intitulado «Manutenção do papel dirigente dos EUA – Prioridades para a política de Defesa do século XXI», dizendo que a força militar marítima e aérea passará a ter o papel decisivo, com a utilização de engenhos e armas teleguiadas. 
  
Elementos retirados do artigo de Rui Paz no Jornal Avante



2 de janeiro de 2012


Pensamento adaptado

"Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Bertolt Brecht (1898-1956)




20 de Dezembro de 2011



Contra a reforma da administração local


(de SIC notícias)



Os autarcas começaram a hastear bandeiras negras em protesto contra a reforma da administração local. A população do interior teme o isolamento devido às novas reformas do Governo que pretende extinguir cerca de 1.800 Juntas de Freguesia em 2012.







15 de Dezembro de 2011
13 de Dezembro de 2011  


Cada vez mais a troika se assume como o governo dos países.
Exigem, impõem e ameaçam.


Em Portugal o Governo desculpa-se com as exigências da troika para fazer aquilo que não se atreve a fazer em seu nome. É uma forma de cobardia.

Não querem sequer ouvir falar nos exemplos de países que se estiveram nas tintas para as troikas e FMI e recuperaram a sua economia sem ceder às chantagens. Foi o caso recente da Islândia como tinha sido o da Argentina, este ainda em situação mais difícil que a de Portugal.

Contudo, apesar das muitas responsabilidades do Governo grego, ainda há uma réstea de coragem para não aceitar tudo o que a troika quer. 

O ministro grego do Trabalho, Yorgos Kutrumanis, afastou a possibilidade de descer o salário mínimo no país, como exige a troika.

O salário mínimo grego está nos 751 euros e a troika exige que seja reduzido para cerca de 450 euros, quase o mesmo valor que é praticado em Portugal (485 euros), contudo o ministro do trabalho mantém-se inflexível e diz que isso está fora de questão.

A troika exigiu também a abolição do acordo alcançado entre patrões e sindicatos que prevê respeitar o salário mínimo e ainda aumentos salariais de 1,5% em Julho de 2011 e de 1,7% em 2012, abaixo da inflação, que ronda os 3% na Grécia.

Querem também que se baixem os custos laborais com um corte drástico da participação empresarial nos fundos de pensões e um novo corte no valor das pensões. Uma medida algo parecida à que tinha sido proposta para Portugal, e que passava pelo corte da taxa social única.
Atenção! Pelos vistos eles não desistem de "atacar" os que baixam as calças.


6 de Dezembro de 2011

Aumenta a tensão no Médio Oriente

Continuam as provocações e ingerência dos EUA na Síria. Surgem ameaças veladas, como o alerta aos  seus cidadãos para que deixem o território sírio. Também a Liga Árabe e a União Europeia estão a envolver-se. Mais uma vez, a França aparece à frente e é de notar que a Turquia foi convidada a participar na reunião de ministros de Relações Exteriores da União Europeia em Bruxelas. Repetem-se os passos idênticos ao que se viu pouco antes da "intervenção humanitária" do ocidente contra a Líbia. 


O Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse, na sexta-feira, que: "a situação dos direitos humanos num ou noutro país pode ser, evidentemente, objeto de preocupação internacional, mas em nenhum caso se pode admitir que questões de direitos humanos sejam usadas como pretexto para qualquer tipo de intervenção nos assuntos internos de estados soberanos, como se vê acontecendo hoje, no caso da Síria. Cabe aos sírios decidir sobre o próprio destino, sem qualquer tipo de 'empurrão' vindo do exterior. A Rússia de modo algum aceita qualquer tipo de cenário que inclua intervenção militar na Síria". 

Estados Unidos e a sua política de criação de conflitos e ingerência

Tal como aconteceu com a Líbia e acontece com Cuba, em países sul americanos, e noutros pontos do mundo, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, promove reuniões com dissidentes dos governos que não alinham com Washington, para fomentar tensões e pretextos para ações de ingerência na política desses países. Agora as reuniões e apoios a dissidentes sírios estão na ordem do dia. Hoje as reuniões de Hillary Clinton foram com sete dissidentes sírios em Genebra, Suíça, na continuação das reuniões havidas em Agosto passado.

4 de Dezembro de 2011
O vídeo que não passou na Televisão 
Bruno Dias, deputado do PCP, perde a paciência com a incompetência do Ministro Álvaro Pereira







3 de Dezembro de 2011



Celac marca o fim da hegemonia americana, diz Chávez

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, descreveu nesta sexta-feira, 2, a criação de um bloco latino-americano e caribenho de 33 países como contrapeso aos Estados Unidos é "a conquista de uma batalha de 200 anos" que teria começado com Simón Bolívar, prócer da independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Eles [EUA] impuseram a vontade deles durante 200 anos, mas isso agora acabou", disse o mandatário venezuelano.

Chávez vê a nascente Celac como uma ferramenta para acelerar a integração latino-americana. "Nós precisamos marchar em direção ao que Bolívar disse ser um corpo político gigante", afirmou.





29 de Novembro de 2011


Macaco solto numa loja de louças

Os EUA anunciaram o sucesso, do vôo de teste, entre o Havaí e as Ilhas Marshall, de uma nova bomba voadora, de velocidade supersônica, capaz de atingir qualquer ponto do globo em menos de uma hora.

Mauro Santayana, jornalista brasileiro, no seu blog, escreveu:

"Os Estados Unidos não cessam de pesquisar novas armas de destruição em massa, e sistemas de armamento naval como o canhão magnético de munição cinética, anunciado no ano passado".



"Isso, apesar de Washington ter um déficit de 7 trilhões de dólares, boa parte dele derivado dos 35 bilhões de dólares que gasta, por semana, para manter seus soldados no Iraque e no Afeganistão, países dos quais já prepara a retirada de suas tropas convencionais – com o rabo entre as pernas – a partir do ano que vem".

"A insistência de os Estados Unidos em continuarem se armando, mesmo em uma situação de crise econômica e institucional crescente, aponta para a cristalização de uma perigosa equação, que, do ponto de vista do resto do mundo – excetuando-se a Europa, cada vez mais submissa aos interesses norte-americanos – equivale a um mendigo louco com uma arma na mão na praça de alimentação de um Shopping, ou, à velha metáfora, mais usada antigamente, de um macaco solto em uma loja de louças".



27 de Novembro de 2011

PSD e CDS e a violenta abstenção do PS chumbam proposta do PCP para poupar 50 milhões de euros 

Foi chumbada esta sexta-feira na Comissão de Orçamento a proposta do Partido Comunista Português que defendia a opção preferencial do Estado por software livre. A proposta previa que a opção por software proprietário - como as soluções da Microsoft - só pudesse prevalecer "nos casos em que seja fundamentadamente demonstrada a inexistência de solução alternativa em software livre". 

O Orçamento de Estado para 2012 contabiliza mais de 100 milhões de euros para gastos com software. A proposta do PCP com opção pelo software livre podia fazer descer drasticamente os custos nesta área, em pelo menos 50 milhões de euros. 

"Segundo estudos recentemente realizados com base nos valores do Catálogo Nacional de Compras Públicas, será possível atingir uma poupança de 50% a 70% na maior parte das aquisições de software do Estado", defendia o documento dos comunistas. 

Muitos países optaram, há anos, pelas soluções do software livre. 
  
A proposta, uma das quase 600 sugestões de alteração ao Orçamento de Estado para 2012, foi vetada com os votos contra do PSD e CDS-PP. O PS absteve-se (violentamente). 



22 de Novembro de 2011


Hezbolá captura espiões 

norte-americanos no Líbano


Espiões da CIA, (dos Estados Unidos), foram identificados e capturados no Líbano pelo grupo Hezbolá. A informação foi divulgada ontem pela Associated Press (AP), numa reportagem que não foi contestada pelo governo de Washington e teve como base declarações de autoridades não identificadas.

O primeiro sinal dessa nova "guerra de espionagem" fora emitido em junho, pelo xeque Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. Pela televisão, ele anunciara ter descoberto dois agentes da CIA infiltrados no grupo. Nasrallah informou também a captura de outro agente, supostamente europeu ou israelense, mas sem divulgar seus nomes.



11 de Novembro de 2011


O capitalismo e a globalização

Na Europa e no mundo o capital financeiro aproveita a crise para impor a ditadura do dinheiro.
Na Grécia o Partido Comunista emitiu um comunicado, que nos serve para fazer comparações com o que se passa em Portugal.
Vou passar a resumir o seu conteúdo.


"As lideranças do social-democrata Pasok, do direitista ND e do nacionalista LAOS, expressando as vozes do capital doméstico e da União Europeia, realizaram o acordo que permitirá a formação do novo governo de coligação, que em nome da plutocracia dirigente tentará aprofundar ainda mais a ofensiva contra os operários e o povo grego".


O novo governo, mais à direita, é chefiado pelo banqueiro Papademus.


"Papademus foi guindado à chefia do seu governo de acordo com os interesses da plutocracia grega e europeia. O povo precisa contra-atacar, estabelecendo uma aliança popular e operária contra essa aliança suja".


novembro.


Os sindicalistas são contra a conciliação entre as classes. "Com mobilizações, greves e demonstrações estabeleceremos um novo curso, em frentes de luta que deverão evoluir para encontrar a solução dos problemas que afligem o povo", disse.


Só na luta, a classe trabalhadora encontrará a solução


Em seguida, os manifestantes realizaram uma marcha até o parlamento. A secretária-geral do KKE, Aleka Papariga, que acompanhava a manifestação, disse que as pessoas não podem perder nem mais um dia. "Antes que o governo se comece a organizar, antes que tome as primeiras medidas, deve saber que o povo está contra ele".


"A missão do gabinete de “união nacional” não é salvar a Grécia, como apregoam seus defensores, mas preservar os interesses dos banqueiros e impor o pacote da “troika”, que significa sacrifícios adicionais para a classe trabalhadora e a maioria da nação. Os cortes, de gastos públicos, salários e emprego, tendem a aprofundar a recessão, o desemprego e o sofrimento do povo", escreveu Umberto Martins e acrescentou:


Cai a máscara da democracia


"É bom lembrar que a cúpula da União Europeia, capitaneada por Merkel e Sarkozy, não só rejeitou a ideia de um referendo para o plano de “austeridade” como forçou seu proponente, o ex-ministro Papandreou, a voltar atrás. É evidente o caráter antidemocrático das medidas, que muito provavelmente não resistiriam a uma consulta popular".


Também na Grécia a classe trabalhadora sabe que só lutando poderá, "descortinar o caminho de uma saída progressista para a crise", crise que é do sistema capitalista e portanto não são os capitalistas que a resolvem.





É preciso ter lata!


Os bancos jogam na bolsa para ganhar milhões. Quando perdem querem que seja o Estado (todos nós) a perder.


Para eles agora já não querem que o valor das ações seja válido! 
Isto é mais que neo-liberalismo. É neo-liberalismo num só sentido.


10 de Novembro de 2011

O exemplo da Argentina

Este vídeo foi feito para mostrar no Brasil a política defendida pelos Tucanos de José Serra, que se opunha a Lula e Dilma.
É também um bom exemplo para Portugal




3 de Novembro de 2011


ONU alerta para aumento de atividades mercenárias no mundo

Aumenta o recurso a grupos, formados por soldados contratados e outras pessoas, para derrubar governos, ou usados por governos contra a própria população.

“Os mercenários impõem uma ameaça não só à segurança, mas também aos direitos humanos e potencialmente aos direitos das pessoas à autodeterminação”, afirmou a Chefe do Grupo de Trabalho da ONU, Faiza Patel. 

Também serviços militares privados e empresas de segurança aumentam atividades em todo o mundo,  “criando riscos para os direitos humanos”. 



31 de Outubro de 2011



A crise não é para todos
A Ferrari depois da Porsche vendem mais carros de alta gama



30 de Outubro de 2011

Ou por outras palavras: Passos Coelho espera autorização dos chefes.


Mais restrição às liberdadas



25 de Outubro de 2011

As subvenções vitalícias
Os partidos não são todos iguais

Para prevenir falsas informações e a manipulação de algumas notícias na nossa comunicação "social" o PCP emitiu um comunicado do qual retirei o seguinte:

"O PCP não pode deixar de recordar que foi desde sempre contra a instituição das subvenções vitalícias, tendo assumido e expresso essa posição isoladamente em mais que uma ocasião. Na verdade, foi pela mão de PS e PSD, com o voto contra do PCP, que esta subvenção foi criada."
(ver aqui)

24 de Outubro de 2011

Cuidado!

Sarkozy diz que Portugal está "no bom caminho"




22 de Outubro de 2011


Mahmoud Jibril anuncia hoje abandono de funções
Primeiro-ministro interino da Líbia defende eleições dentro de oito meses

22.10.2011 - 13:21 Por PÚBLICO

As primeiras eleições da era pós-Khadafi na Líbia, para a constituição de um governo provisório e a redacção de uma nova Constituição, deverão realizar-se dentro de oito meses, anunciou Mahmoud Jibril, que ocupa o cargo de primeiro-ministro no Conselho de Transição Nacional.



18 de Outubro de 2011

A pulhice para enganar distraídos.

Cumprindo a ordem de Vítor Gaspar, que deu as instruções quando disse que ou cortava o 13º mês e o subsídio de Natal ou teria que despedir 100.000 funcionários públicos, agora na RTP1 Este cavalheiro, dito jornalista, acabou de fazer uma pergunta no Telejornal das 20H00 a um comentador do regime que rezava mais ou menos assim: "Mas explique-me lá...era melhor cortar nos subsídios de férias e natal dos funcionários públicos ou era melhor despedir os que estão a mais?"


Esta pulhice, de baixa ética profissional, do fulano da fotografia ao lado, que é bem pago para ser sabujo, fez lembrar o vicio de perante uma desgraça, o povo dizer: Graças a Deus ficaste só sem uma perna. Se ficasses sem as duas era muito pior.


De facto este democrático governo, que vela sempre pela melhor solução para o povo, tal como os assaltantes, dá a escolher: A BOLSA OU A VIDA.



17 de Outubro de 2011

Mais do mesmo. 


G20 reuniu em Paris nos passados dias 14 e 15.



O G20 é o grupo mundial que abarca as principais potências desenvolvidas e emergentes e que praticamente eclipsou da cena geopolítica mundial o G7 (o grupo formado pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá, a que se juntara em anos recentes a Rússia).


O G20 assume-se líder da política económica no mundo ainda que no seu seio tenha economias muito distintas. Segundo a Reuters, "G20 diz à zona euro para resolver a crise da dívida em 8 dias". Tudo isto revela uma grande desorientação mas, simultâneamente, um aproveitamento da crise do capitalismo para que, esses mesmo responsáveis pela crise, submetam os restantes aos seus interesses.


No fundo, os ministros e banqueiros centrais dos 20 esperam que os seus parceiros europeus "implementem" as decisões para resolver a crise e evitar "contágios" sabendo todos que quem contagiou o mundo foram os EUA em 2008. Com esse pretexto conseguem dois objectivos entre outros: 
a) sacar dos paises que os "mercados" considerem em dificuldade, o máximo de vantagens, aumentando ou reduzindo as suas notações, conforme convenha, para que o negócio dos juros seja mais lucrativo. 
b) reduzir até onde for possível os direitos dos trabalhadores, para tornar ainda mais acentuada a exploração.


O G20 abordou também a situação do sistema bancário, na probabilidade elevada de um "incumprimento" da Grécia e as suas consequências para os investidores privados internacionais que detêm 36,4% da dívida grega - €125,9 mil milhões. 


Por isso, o G20 pretende que os sacrifícios pedidos aos povos permitam capitalizar os bancos para que tenham acesso suficiente a financiamentos, e assim prosseguirm na sua prática especulativa. A recapitalização da banca europeia, está estimada entre €192-228 mil milhões (segundo um estudo de Constantin Gurdgiev) e €275 mil milhões, segundo contas do Morgan Stanley divulgadas pelo Financial Times.


Ainda recentemente, a agência de notação Fitch referia a vulnerabilidade dos modelos de negócio dos bancos que designou como "bancos globais universais".


É também interessante saber que o G20 abordou ainda os desequilíbrios mundiais na ótica que Maynard Keynes colocava há décadas atrás. "Uma estratégia decisiva contra a crise financeira e económica não pode ser colocada só nos ombros dos países com défices comerciais e orçamentais", ou porque importam em demasia ou porque se endividam de mais. "Os países avançados e emergentes com excedentes nas suas balanças têm de entrar em campo", diz o comunicado dos ministros das Finanças e banqueiros do G20. De contrário, corremos o risco uma nova recessão nos países desenvolvidos associada ao pânico financeiro.


Sabemos bem que os poderosos do capitalismo só dizem o que lhes convém. Por isso estes dados são importantes mas merecem uma análise que permita avaliar a parte escondida do iceberg. Aguarda-se agora a cimeira europeia de dia 23 para podermos recolher mais dados, provavelmente mais do mesmo.




14 de Outubro de 2011
Eurodeputada Ilda Figueiredo teme "destruição do país"
por LusaHoje


A eurodeputada comunista Ilda Figueiredo apelou hoje à revolta contra as novas medidas de austeridade previstas no Orçamento do Estado para 2012, por considerar que vão provocar "a destruição do país".
"É a destruição do país que se anuncia", disse à Lusa Ilda Figueiredo, apelando à "revolta para impedir que (as medidas) se concretizem".
"A revolta já se sente na rua e vai ter muitas concretizações", adiantou, sublinhando que a central sindical CGTP tem jornadas de luta agendadas para este mês.
"A luta é o único caminho para impedir este desastre completo, este roubo aos trabalhadores e ao país", disse.
Os cortes previstos nos subsídios de Natal e de férias de funcionários públicos e pensionistas, bem como a subida da taxa de IVA em serviços e produtos vão acarretar, opinou, "a diminuição do poder de compra e aumentar a recessão".
A solução deveria ser a contrária: "apostar no crescimento da economia", considerou também.

11 de Setembro de 2011






27 de Agosto de 2011

As Férias dos Trabalhadores
Concentração de Reformados 


Os reformados do sector público e privado protestam contra a política de agravamento das condições de vida e o aumento da pobreza. 
A política de direita, tira aos pobres para dar aos ricos. 
O Governo congelou pensões, retirou metade do subsídio de Natal, aumentou o IVA sobre a electricidade e o gás, aumentou brutalmente o preço dos transportes e a ameaça cortes na saúde, torna insustentável a vida de muitos milhares de reformados.
Em frente à residencia do Primeiro Ministro, mostraram como os trabalhadores e reformados, são obrigados a passar as férias.




20de Agosto de 2011


Deputado Brasileiro visita a Líbia

Em visita à Líbia, o deputado Protógenes Queiroz analisa a situação política do momento dentro do país, revelando que o apoio popular ao presidente Muamar Kadafi é enorme, desmentindo os argumentos da mídia Ocidental, de que a população líbia estaria fortemente descontente com o líder do governo.


19 de Agosto de 2011

Bombardeamentos "humanitários" prosseguem passados mais de 6 meses de ataques diários e sistemáticos na Líbia.

Um porta-voz da NATO, em Nápoles, confirmou o prosseguimento dos bombardeamentos em Tripoli. NATO na sexta-feira fez novos ataques bombardeando várias zonas residenciais em Tripoli, nomeadamente a residência presidencial e a área Gargour onde várias pessoas foram mortas, incluindo uma mulher grávida.
Apesar das ofensivas da NATO, da Inglaterra, da França e dos EUA com apoio de vários países da Europa, e dos poderosos meios utilizados, o povo líbio continua a resistir.

Novas revelações: Crimes de Pinochet

O número de vítimas do regime Pinochet (1973-1990), imposto por um golpe militar contra o Presidente Allende eleito, golpe esse forjado pela CIA e apoiado pelos Estados Unidos da América, ultrapassou 40 mil pessoas (valor que incluiu 3.225 mortos e desaparecidos). Estes dados são retirados de um novo relatório do governo realizado pela Comissão Valech que investiga violações de direitos humanos no Chile nas décadas de 1970 e 1980. O relatório revela mais 10 mil pessoas vítimas em relação ao que tinha sido registado inicialmente.


4 de Agosto de 2011

BPN. Roubo escandaloso para alimentar os banqueiros

Pagámos mais de 2.000.000.000 de euros (2 mil milhões) para "salvar" um banco privado que foi espoliado pelos amigos de Cavaco Silva e agora o Governo vende-o aos seus amigos por 40 milhões. 
Perdemos todos mais de mil novecentos e sessenta milhões de euros (1.960.000.000 €). 


Ver ainda em: 
http://resistir.info/portugal/o_teixeira_03ago11.html

http://www.avante.pt/pt/1966/emfoco/115677/


2 de Agosto de 2011

Inflacção

A inflação em Portugal no ano terminado em Junho, fixou-se nos 3,4%. Estes aumentos de preços atingiram os bens alimentares, a electricidade e o gás. Com os aumentos agora verificados nos transportes vai disparar, em especial para a classe trabalhadora.


28 de Julho de 2011

A extrema direita actua na Noruega


Os primeiros dados da investigação ao ataque terrorista na Noruega estão a revelar que o autor é um “fundamentalista cristão”, adepto da caça e dos jogos de vídeo, com ligações à extrema-direita e ideologia anti-muçulmana. No perfil de Facebook atribuído a Breivik, este diz ser “conservador”, “cristão”. Colocou uma bomba que explodiu no edifício do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, bem no centro de Oslo, e que causou sete mortes. Uma hora depois matou a tiro, 84 pessoas no campo de jovens do Partido Trabalhista (no poder), em Utoeya.

20 de Julho de 2011

Prepotência e Violações dos Direitos Humanos por Israel

Notícias da flotilha: Dignité

Compañer@s, eis notícias sobre o barco francês Dignité, transmitidas pelos companheiros espanhóis:
O site Rumbo a Gaza informa que o barco francês Dignité que conseguiu sair da Grécia foi abordado pela marinha Israelita em águas internacionais e conduzido para o porto de Ashod.
A bordo encontram-se 17 pessoas, entre os quais 4 tripulantes, 3 jornalistas e 10 activistas solidários com a Palestina (personalidades europeias e canadianas, representantes políticos, científicos, culturais).
Excerto do relatório dos detidos do Dignité:
Desde as 8:30h da manha vários barcos militares israelitas rodeiam o Dignité-Al karama em águas internacionais, a 40 milhas de Gaza. Quarenta e cinco minutos mais tarde as comunicações foram cortadas. 'Trata-se de um acto de censura militar que revela a estratégia do exército e viola a liberdade de comunicação e informação' explicam os membros da campanha francesa da Segunda Flotilha da Liberdade. Segundo as Forças de Defesa Israelitas (IDF) na página web, o barco francês está a ser encaminhado para o porto de Ashod e dizem que ' logo que o barco Dignité-Al Karama chegar a Ashdod, as autoridades competentes e a policia israelita irá proceder aos interrogatórios dos passageiros. Então, estes serão transferidos para o Ministério do Interior e para as autoridades da imigração' .


17 de Julho de 2011

O Império
  
   “50% do orçamento aprovado dos EUA vai para o Pentágono. Uma massiva transferência de riqueza para as mãos de poucos, enquanto os norte-americanos padecem a falta de empregos suficientes, a falta de assistência pública à saúde, a falta de moradias, de segurança para os aposentados.”

Dennis Kucinich

15/7/2011, Dennis KucinichCommondreams,



16 de Julho de 2011

Terroristas. Assassinos!






10 de Julho de 2011

Números...


O produto interno bruto no mundo reduziu 2% e o desemprego global aumentou 14,4% em 2009. 
As fortunas conjuntas dos mais ricos aumentaram 9,4%. 
4,5 milhões destes milionários estão nos EUA e no Japão, duas economias em profunda crise.


Ver mais antigas:

PARA VER "CURTAS" MAIS ANTIGAS CLIQUE AQUI

13 de fevereiro de 2012


NATO continua a matar crianças e civis no Afeganistão
Do Jornal Público  http://www.publico.pt/Mundo/nato-confirma-morte-de-criancas-em-local-atacado-pela-aviacao-1533494

Uma delegação de deputados e ministros afegãos mostrou fotografias dos corpos de oito menores – sete crianças com idades entre os seis e os 14 e um rapaz um pouco mais velho – que terão sido mortos quando pastoreavam animais nos arredores da sua aldeia. Mohammad Tahir Safi, deputado, falou à Reuters após visitar Kapisa.

Os dirigentes afegãos acusam os soldados franceses de não terem cumprido as regras quando pediram a intervenção da aviação. O general Jacobson insiste, porém, que foi seguido o regulamento em vigor para o apoio aéreo, revisto nos últimos anos perante o multiplicar de bombardeamentos que resultaram na morte de civis.

Apesar da anunciada cautela, o número de civis mortos em ataques aéreos voltou a aumentar em 2011.  


1 de fevereiro de 2012


Como atuam os EUA na política internacional



Barack Obama, confirmou que os Estados Unidos usam com regularidades aviões não pilotados em raides aéreos contra zonas tribais do Paquistão.
Obama definiu os raides como “um esforço que foca como alvo bem definido pessoas que estão nas listas de terroristas activos”.
“Para chegarmos a eles de uma outra forma teríamos de ir por um caminho que provavelmente envolveria uma acção militar muito mais intrusiva [em território paquistanês] do que aquelas em que já estamos envolvidos”disse Obama.
"As operações com engenhos telecomandados aumentaram significativamente durante os anos em que Obama está na Casa Branca, mas é muito raro as autoridades referirem-se publicamente a esta táctica e pouco se sabe em detalhe das missões, normalmente levadas a cabo pela CIA" escreve o Público.
Segundo a agência de notícias francesa AFP, os Estados Unidos fizeram pelo menos 64 ataques com mísseis disparados por aqueles aviões não pilotados em 2011, e 101 em 2010.
As autoridades paquistanesas são veementemente críticas destas operações e o sentimento anti-americano no país aumentou ainda mais depois da operação secreta de comandos dos Estados Unidos que, no ano passado, resultou na morte do líder da Al-Qaeda Osama bin Laden.


Meu comentário: Os EUA, são os acusadores, os julgadores e os polícias do mundo. As suas listas de terroristas, já provêm das famosas Listas Negras de McCarthy, que envolviam todos os que fossem considerados anti-americanos. Na altura, ainda sem os agora famosos "drones" já o Macartismo realizou a "caça às bruxas" em que os suspeitos eram "provados" criminosos com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis e na imaginação da ameaça que representavam esses suspeitos. Muitos milhares de americanos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e levados ao suicídio. Foram atingidos sindicalistas, jornalistas, atores, realizadores de cinema, escritores, cientistas, e todos os que eram denunciados mesmo sem provas.



28 de janeiro de 2012

Aos poucos, estamos a ser cozidos

Aos poucos vamos "aceitando" sem reagir as injustiças e o retrocesso civilizacional

Isto é a estratégia da rã cozida sem dar por isso. Mete-se a rã dentro de uma panela com água tépida. A rã sente-se bem (agradece) e deixa-se ficar. Põe-se a panela sem tampa em lume brando e a água aquece lentamente. A rã continua a achar agradável a água morna e relaxa. A água continua a aquecer lentamente mas a rã vai-se habituando e fica mole, com sono, vai perdendo as forças. Quando a água está já demasiado quente e incomodativa a rã quer saltar da panela mas já não tem forças. Ali fica até morrer.





12 de janeiro de 2012
Estados Unidos desenvolvem a Indústria da Guerra
  
Nos EUA alastra a fome e a miséria. Aumentam as desigualdades. No princípio deste novo ano, a 5 de Janeiro, Obama apresentou uma nova doutrina militar estratégica e explicou que «de facto, o orçamento militar continuará a ser superior ao que existia no final do governo de Bush» acrescentando: «estou certo de que o povo americano compreenderá que podemos manter a nossa força militar e a segurança da nossa nação com um orçamento que no futuro continuará a ser superior ao conjunto dos próximos dez países» militarmente mais fortes. 
One of five BQM-74 test drones launches from the amphibious assault 
O ministro da Defesa, Panetta, explicou o novo documento do Pentágono, intitulado «Manutenção do papel dirigente dos EUA – Prioridades para a política de Defesa do século XXI», dizendo que a força militar marítima e aérea passará a ter o papel decisivo, com a utilização de engenhos e armas teleguiadas. 
  
Elementos retirados do artigo de Rui Paz no Jornal Avante



2 de janeiro de 2012


Pensamento adaptado

"Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Bertolt Brecht (1898-1956)




20 de Dezembro de 2011



Contra a reforma da administração local


(de SIC notícias)



Os autarcas começaram a hastear bandeiras negras em protesto contra a reforma da administração local. A população do interior teme o isolamento devido às novas reformas do Governo que pretende extinguir cerca de 1.800 Juntas de Freguesia em 2012.







15 de Dezembro de 2011
13 de Dezembro de 2011  


Cada vez mais a troika se assume como o governo dos países.
Exigem, impõem e ameaçam.


Em Portugal o Governo desculpa-se com as exigências da troika para fazer aquilo que não se atreve a fazer em seu nome. É uma forma de cobardia.

Não querem sequer ouvir falar nos exemplos de países que se estiveram nas tintas para as troikas e FMI e recuperaram a sua economia sem ceder às chantagens. Foi o caso recente da Islândia como tinha sido o da Argentina, este ainda em situação mais difícil que a de Portugal.

Contudo, apesar das muitas responsabilidades do Governo grego, ainda há uma réstea de coragem para não aceitar tudo o que a troika quer. 

O ministro grego do Trabalho, Yorgos Kutrumanis, afastou a possibilidade de descer o salário mínimo no país, como exige a troika.

O salário mínimo grego está nos 751 euros e a troika exige que seja reduzido para cerca de 450 euros, quase o mesmo valor que é praticado em Portugal (485 euros), contudo o ministro do trabalho mantém-se inflexível e diz que isso está fora de questão.

A troika exigiu também a abolição do acordo alcançado entre patrões e sindicatos que prevê respeitar o salário mínimo e ainda aumentos salariais de 1,5% em Julho de 2011 e de 1,7% em 2012, abaixo da inflação, que ronda os 3% na Grécia.

Querem também que se baixem os custos laborais com um corte drástico da participação empresarial nos fundos de pensões e um novo corte no valor das pensões. Uma medida algo parecida à que tinha sido proposta para Portugal, e que passava pelo corte da taxa social única.
Atenção! Pelos vistos eles não desistem de "atacar" os que baixam as calças.


6 de Dezembro de 2011

Aumenta a tensão no Médio Oriente

Continuam as provocações e ingerência dos EUA na Síria. Surgem ameaças veladas, como o alerta aos  seus cidadãos para que deixem o território sírio. Também a Liga Árabe e a União Europeia estão a envolver-se. Mais uma vez, a França aparece à frente e é de notar que a Turquia foi convidada a participar na reunião de ministros de Relações Exteriores da União Europeia em Bruxelas. Repetem-se os passos idênticos ao que se viu pouco antes da "intervenção humanitária" do ocidente contra a Líbia. 


O Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse, na sexta-feira, que: "a situação dos direitos humanos num ou noutro país pode ser, evidentemente, objeto de preocupação internacional, mas em nenhum caso se pode admitir que questões de direitos humanos sejam usadas como pretexto para qualquer tipo de intervenção nos assuntos internos de estados soberanos, como se vê acontecendo hoje, no caso da Síria. Cabe aos sírios decidir sobre o próprio destino, sem qualquer tipo de 'empurrão' vindo do exterior. A Rússia de modo algum aceita qualquer tipo de cenário que inclua intervenção militar na Síria". 

Estados Unidos e a sua política de criação de conflitos e ingerência

Tal como aconteceu com a Líbia e acontece com Cuba, em países sul americanos, e noutros pontos do mundo, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, promove reuniões com dissidentes dos governos que não alinham com Washington, para fomentar tensões e pretextos para ações de ingerência na política desses países. Agora as reuniões e apoios a dissidentes sírios estão na ordem do dia. Hoje as reuniões de Hillary Clinton foram com sete dissidentes sírios em Genebra, Suíça, na continuação das reuniões havidas em Agosto passado.

4 de Dezembro de 2011
O vídeo que não passou na Televisão 
Bruno Dias, deputado do PCP, perde a paciência com a incompetência do Ministro Álvaro Pereira







3 de Dezembro de 2011



Celac marca o fim da hegemonia americana, diz Chávez

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, descreveu nesta sexta-feira, 2, a criação de um bloco latino-americano e caribenho de 33 países como contrapeso aos Estados Unidos é "a conquista de uma batalha de 200 anos" que teria começado com Simón Bolívar, prócer da independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Eles [EUA] impuseram a vontade deles durante 200 anos, mas isso agora acabou", disse o mandatário venezuelano.

Chávez vê a nascente Celac como uma ferramenta para acelerar a integração latino-americana. "Nós precisamos marchar em direção ao que Bolívar disse ser um corpo político gigante", afirmou.





29 de Novembro de 2011


Macaco solto numa loja de louças

Os EUA anunciaram o sucesso, do vôo de teste, entre o Havaí e as Ilhas Marshall, de uma nova bomba voadora, de velocidade supersônica, capaz de atingir qualquer ponto do globo em menos de uma hora.

Mauro Santayana, jornalista brasileiro, no seu blog, escreveu:

"Os Estados Unidos não cessam de pesquisar novas armas de destruição em massa, e sistemas de armamento naval como o canhão magnético de munição cinética, anunciado no ano passado".



"Isso, apesar de Washington ter um déficit de 7 trilhões de dólares, boa parte dele derivado dos 35 bilhões de dólares que gasta, por semana, para manter seus soldados no Iraque e no Afeganistão, países dos quais já prepara a retirada de suas tropas convencionais – com o rabo entre as pernas – a partir do ano que vem".

"A insistência de os Estados Unidos em continuarem se armando, mesmo em uma situação de crise econômica e institucional crescente, aponta para a cristalização de uma perigosa equação, que, do ponto de vista do resto do mundo – excetuando-se a Europa, cada vez mais submissa aos interesses norte-americanos – equivale a um mendigo louco com uma arma na mão na praça de alimentação de um Shopping, ou, à velha metáfora, mais usada antigamente, de um macaco solto em uma loja de louças".



27 de Novembro de 2011

PSD e CDS e a violenta abstenção do PS chumbam proposta do PCP para poupar 50 milhões de euros 

Foi chumbada esta sexta-feira na Comissão de Orçamento a proposta do Partido Comunista Português que defendia a opção preferencial do Estado por software livre. A proposta previa que a opção por software proprietário - como as soluções da Microsoft - só pudesse prevalecer "nos casos em que seja fundamentadamente demonstrada a inexistência de solução alternativa em software livre". 

O Orçamento de Estado para 2012 contabiliza mais de 100 milhões de euros para gastos com software. A proposta do PCP com opção pelo software livre podia fazer descer drasticamente os custos nesta área, em pelo menos 50 milhões de euros. 

"Segundo estudos recentemente realizados com base nos valores do Catálogo Nacional de Compras Públicas, será possível atingir uma poupança de 50% a 70% na maior parte das aquisições de software do Estado", defendia o documento dos comunistas. 

Muitos países optaram, há anos, pelas soluções do software livre. 
  
A proposta, uma das quase 600 sugestões de alteração ao Orçamento de Estado para 2012, foi vetada com os votos contra do PSD e CDS-PP. O PS absteve-se (violentamente). 



22 de Novembro de 2011


Hezbolá captura espiões 

norte-americanos no Líbano


Espiões da CIA, (dos Estados Unidos), foram identificados e capturados no Líbano pelo grupo Hezbolá. A informação foi divulgada ontem pela Associated Press (AP), numa reportagem que não foi contestada pelo governo de Washington e teve como base declarações de autoridades não identificadas.

O primeiro sinal dessa nova "guerra de espionagem" fora emitido em junho, pelo xeque Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. Pela televisão, ele anunciara ter descoberto dois agentes da CIA infiltrados no grupo. Nasrallah informou também a captura de outro agente, supostamente europeu ou israelense, mas sem divulgar seus nomes.



11 de Novembro de 2011


O capitalismo e a globalização

Na Europa e no mundo o capital financeiro aproveita a crise para impor a ditadura do dinheiro.
Na Grécia o Partido Comunista emitiu um comunicado, que nos serve para fazer comparações com o que se passa em Portugal.
Vou passar a resumir o seu conteúdo.


"As lideranças do social-democrata Pasok, do direitista ND e do nacionalista LAOS, expressando as vozes do capital doméstico e da União Europeia, realizaram o acordo que permitirá a formação do novo governo de coligação, que em nome da plutocracia dirigente tentará aprofundar ainda mais a ofensiva contra os operários e o povo grego".


O novo governo, mais à direita, é chefiado pelo banqueiro Papademus.


"Papademus foi guindado à chefia do seu governo de acordo com os interesses da plutocracia grega e europeia. O povo precisa contra-atacar, estabelecendo uma aliança popular e operária contra essa aliança suja".


novembro.


Os sindicalistas são contra a conciliação entre as classes. "Com mobilizações, greves e demonstrações estabeleceremos um novo curso, em frentes de luta que deverão evoluir para encontrar a solução dos problemas que afligem o povo", disse.


Só na luta, a classe trabalhadora encontrará a solução


Em seguida, os manifestantes realizaram uma marcha até o parlamento. A secretária-geral do KKE, Aleka Papariga, que acompanhava a manifestação, disse que as pessoas não podem perder nem mais um dia. "Antes que o governo se comece a organizar, antes que tome as primeiras medidas, deve saber que o povo está contra ele".


"A missão do gabinete de “união nacional” não é salvar a Grécia, como apregoam seus defensores, mas preservar os interesses dos banqueiros e impor o pacote da “troika”, que significa sacrifícios adicionais para a classe trabalhadora e a maioria da nação. Os cortes, de gastos públicos, salários e emprego, tendem a aprofundar a recessão, o desemprego e o sofrimento do povo", escreveu Umberto Martins e acrescentou:


Cai a máscara da democracia


"É bom lembrar que a cúpula da União Europeia, capitaneada por Merkel e Sarkozy, não só rejeitou a ideia de um referendo para o plano de “austeridade” como forçou seu proponente, o ex-ministro Papandreou, a voltar atrás. É evidente o caráter antidemocrático das medidas, que muito provavelmente não resistiriam a uma consulta popular".


Também na Grécia a classe trabalhadora sabe que só lutando poderá, "descortinar o caminho de uma saída progressista para a crise", crise que é do sistema capitalista e portanto não são os capitalistas que a resolvem.





É preciso ter lata!


Os bancos jogam na bolsa para ganhar milhões. Quando perdem querem que seja o Estado (todos nós) a perder.


Para eles agora já não querem que o valor das ações seja válido! 
Isto é mais que neo-liberalismo. É neo-liberalismo num só sentido.


10 de Novembro de 2011

O exemplo da Argentina

Este vídeo foi feito para mostrar no Brasil a política defendida pelos Tucanos de José Serra, que se opunha a Lula e Dilma.
É também um bom exemplo para Portugal




3 de Novembro de 2011


ONU alerta para aumento de atividades mercenárias no mundo

Aumenta o recurso a grupos, formados por soldados contratados e outras pessoas, para derrubar governos, ou usados por governos contra a própria população.

“Os mercenários impõem uma ameaça não só à segurança, mas também aos direitos humanos e potencialmente aos direitos das pessoas à autodeterminação”, afirmou a Chefe do Grupo de Trabalho da ONU, Faiza Patel. 

Também serviços militares privados e empresas de segurança aumentam atividades em todo o mundo,  “criando riscos para os direitos humanos”. 



31 de Outubro de 2011



A crise não é para todos
A Ferrari depois da Porsche vendem mais carros de alta gama



30 de Outubro de 2011

Ou por outras palavras: Passos Coelho espera autorização dos chefes.


Mais restrição às liberdadas



25 de Outubro de 2011

As subvenções vitalícias
Os partidos não são todos iguais

Para prevenir falsas informações e a manipulação de algumas notícias na nossa comunicação "social" o PCP emitiu um comunicado do qual retirei o seguinte:

"O PCP não pode deixar de recordar que foi desde sempre contra a instituição das subvenções vitalícias, tendo assumido e expresso essa posição isoladamente em mais que uma ocasião. Na verdade, foi pela mão de PS e PSD, com o voto contra do PCP, que esta subvenção foi criada."
(ver aqui)

24 de Outubro de 2011

Cuidado!

Sarkozy diz que Portugal está "no bom caminho"




22 de Outubro de 2011


Mahmoud Jibril anuncia hoje abandono de funções
Primeiro-ministro interino da Líbia defende eleições dentro de oito meses

22.10.2011 - 13:21 Por PÚBLICO

As primeiras eleições da era pós-Khadafi na Líbia, para a constituição de um governo provisório e a redacção de uma nova Constituição, deverão realizar-se dentro de oito meses, anunciou Mahmoud Jibril, que ocupa o cargo de primeiro-ministro no Conselho de Transição Nacional.



18 de Outubro de 2011

A pulhice para enganar distraídos.

Cumprindo a ordem de Vítor Gaspar, que deu as instruções quando disse que ou cortava o 13º mês e o subsídio de Natal ou teria que despedir 100.000 funcionários públicos, agora na RTP1 Este cavalheiro, dito jornalista, acabou de fazer uma pergunta no Telejornal das 20H00 a um comentador do regime que rezava mais ou menos assim: "Mas explique-me lá...era melhor cortar nos subsídios de férias e natal dos funcionários públicos ou era melhor despedir os que estão a mais?"


Esta pulhice, de baixa ética profissional, do fulano da fotografia ao lado, que é bem pago para ser sabujo, fez lembrar o vicio de perante uma desgraça, o povo dizer: Graças a Deus ficaste só sem uma perna. Se ficasses sem as duas era muito pior.


De facto este democrático governo, que vela sempre pela melhor solução para o povo, tal como os assaltantes, dá a escolher: A BOLSA OU A VIDA.



17 de Outubro de 2011

Mais do mesmo. 


G20 reuniu em Paris nos passados dias 14 e 15.



O G20 é o grupo mundial que abarca as principais potências desenvolvidas e emergentes e que praticamente eclipsou da cena geopolítica mundial o G7 (o grupo formado pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá, a que se juntara em anos recentes a Rússia).


O G20 assume-se líder da política económica no mundo ainda que no seu seio tenha economias muito distintas. Segundo a Reuters, "G20 diz à zona euro para resolver a crise da dívida em 8 dias". Tudo isto revela uma grande desorientação mas, simultâneamente, um aproveitamento da crise do capitalismo para que, esses mesmo responsáveis pela crise, submetam os restantes aos seus interesses.


No fundo, os ministros e banqueiros centrais dos 20 esperam que os seus parceiros europeus "implementem" as decisões para resolver a crise e evitar "contágios" sabendo todos que quem contagiou o mundo foram os EUA em 2008. Com esse pretexto conseguem dois objectivos entre outros: 
a) sacar dos paises que os "mercados" considerem em dificuldade, o máximo de vantagens, aumentando ou reduzindo as suas notações, conforme convenha, para que o negócio dos juros seja mais lucrativo. 
b) reduzir até onde for possível os direitos dos trabalhadores, para tornar ainda mais acentuada a exploração.


O G20 abordou também a situação do sistema bancário, na probabilidade elevada de um "incumprimento" da Grécia e as suas consequências para os investidores privados internacionais que detêm 36,4% da dívida grega - €125,9 mil milhões. 


Por isso, o G20 pretende que os sacrifícios pedidos aos povos permitam capitalizar os bancos para que tenham acesso suficiente a financiamentos, e assim prosseguirm na sua prática especulativa. A recapitalização da banca europeia, está estimada entre €192-228 mil milhões (segundo um estudo de Constantin Gurdgiev) e €275 mil milhões, segundo contas do Morgan Stanley divulgadas pelo Financial Times.


Ainda recentemente, a agência de notação Fitch referia a vulnerabilidade dos modelos de negócio dos bancos que designou como "bancos globais universais".


É também interessante saber que o G20 abordou ainda os desequilíbrios mundiais na ótica que Maynard Keynes colocava há décadas atrás. "Uma estratégia decisiva contra a crise financeira e económica não pode ser colocada só nos ombros dos países com défices comerciais e orçamentais", ou porque importam em demasia ou porque se endividam de mais. "Os países avançados e emergentes com excedentes nas suas balanças têm de entrar em campo", diz o comunicado dos ministros das Finanças e banqueiros do G20. De contrário, corremos o risco uma nova recessão nos países desenvolvidos associada ao pânico financeiro.


Sabemos bem que os poderosos do capitalismo só dizem o que lhes convém. Por isso estes dados são importantes mas merecem uma análise que permita avaliar a parte escondida do iceberg. Aguarda-se agora a cimeira europeia de dia 23 para podermos recolher mais dados, provavelmente mais do mesmo.




14 de Outubro de 2011
Eurodeputada Ilda Figueiredo teme "destruição do país"
por LusaHoje


A eurodeputada comunista Ilda Figueiredo apelou hoje à revolta contra as novas medidas de austeridade previstas no Orçamento do Estado para 2012, por considerar que vão provocar "a destruição do país".
"É a destruição do país que se anuncia", disse à Lusa Ilda Figueiredo, apelando à "revolta para impedir que (as medidas) se concretizem".
"A revolta já se sente na rua e vai ter muitas concretizações", adiantou, sublinhando que a central sindical CGTP tem jornadas de luta agendadas para este mês.
"A luta é o único caminho para impedir este desastre completo, este roubo aos trabalhadores e ao país", disse.
Os cortes previstos nos subsídios de Natal e de férias de funcionários públicos e pensionistas, bem como a subida da taxa de IVA em serviços e produtos vão acarretar, opinou, "a diminuição do poder de compra e aumentar a recessão".
A solução deveria ser a contrária: "apostar no crescimento da economia", considerou também.

11 de Setembro de 2011






27 de Agosto de 2011

As Férias dos Trabalhadores
Concentração de Reformados 


Os reformados do sector público e privado protestam contra a política de agravamento das condições de vida e o aumento da pobreza. 
A política de direita, tira aos pobres para dar aos ricos. 
O Governo congelou pensões, retirou metade do subsídio de Natal, aumentou o IVA sobre a electricidade e o gás, aumentou brutalmente o preço dos transportes e a ameaça cortes na saúde, torna insustentável a vida de muitos milhares de reformados.
Em frente à residencia do Primeiro Ministro, mostraram como os trabalhadores e reformados, são obrigados a passar as férias.




20de Agosto de 2011


Deputado Brasileiro visita a Líbia

Em visita à Líbia, o deputado Protógenes Queiroz analisa a situação política do momento dentro do país, revelando que o apoio popular ao presidente Muamar Kadafi é enorme, desmentindo os argumentos da mídia Ocidental, de que a população líbia estaria fortemente descontente com o líder do governo.


19 de Agosto de 2011

Bombardeamentos "humanitários" prosseguem passados mais de 6 meses de ataques diários e sistemáticos na Líbia.

Um porta-voz da NATO, em Nápoles, confirmou o prosseguimento dos bombardeamentos em Tripoli. NATO na sexta-feira fez novos ataques bombardeando várias zonas residenciais em Tripoli, nomeadamente a residência presidencial e a área Gargour onde várias pessoas foram mortas, incluindo uma mulher grávida.
Apesar das ofensivas da NATO, da Inglaterra, da França e dos EUA com apoio de vários países da Europa, e dos poderosos meios utilizados, o povo líbio continua a resistir.

Novas revelações: Crimes de Pinochet

O número de vítimas do regime Pinochet (1973-1990), imposto por um golpe militar contra o Presidente Allende eleito, golpe esse forjado pela CIA e apoiado pelos Estados Unidos da América, ultrapassou 40 mil pessoas (valor que incluiu 3.225 mortos e desaparecidos). Estes dados são retirados de um novo relatório do governo realizado pela Comissão Valech que investiga violações de direitos humanos no Chile nas décadas de 1970 e 1980. O relatório revela mais 10 mil pessoas vítimas em relação ao que tinha sido registado inicialmente.


4 de Agosto de 2011

BPN. Roubo escandaloso para alimentar os banqueiros

Pagámos mais de 2.000.000.000 de euros (2 mil milhões) para "salvar" um banco privado que foi espoliado pelos amigos de Cavaco Silva e agora o Governo vende-o aos seus amigos por 40 milhões. 
Perdemos todos mais de mil novecentos e sessenta milhões de euros (1.960.000.000 €). 


Ver ainda em: 
http://resistir.info/portugal/o_teixeira_03ago11.html

http://www.avante.pt/pt/1966/emfoco/115677/


2 de Agosto de 2011

Inflacção

A inflação em Portugal no ano terminado em Junho, fixou-se nos 3,4%. Estes aumentos de preços atingiram os bens alimentares, a electricidade e o gás. Com os aumentos agora verificados nos transportes vai disparar, em especial para a classe trabalhadora.


28 de Julho de 2011

A extrema direita actua na Noruega


Os primeiros dados da investigação ao ataque terrorista na Noruega estão a revelar que o autor é um “fundamentalista cristão”, adepto da caça e dos jogos de vídeo, com ligações à extrema-direita e ideologia anti-muçulmana. No perfil de Facebook atribuído a Breivik, este diz ser “conservador”, “cristão”. Colocou uma bomba que explodiu no edifício do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, bem no centro de Oslo, e que causou sete mortes. Uma hora depois matou a tiro, 84 pessoas no campo de jovens do Partido Trabalhista (no poder), em Utoeya.

20 de Julho de 2011

Prepotência e Violações dos Direitos Humanos por Israel

Notícias da flotilha: Dignité

Compañer@s, eis notícias sobre o barco francês Dignité, transmitidas pelos companheiros espanhóis:
O site Rumbo a Gaza informa que o barco francês Dignité que conseguiu sair da Grécia foi abordado pela marinha Israelita em águas internacionais e conduzido para o porto de Ashod.
A bordo encontram-se 17 pessoas, entre os quais 4 tripulantes, 3 jornalistas e 10 activistas solidários com a Palestina (personalidades europeias e canadianas, representantes políticos, científicos, culturais).
Excerto do relatório dos detidos do Dignité:
Desde as 8:30h da manha vários barcos militares israelitas rodeiam o Dignité-Al karama em águas internacionais, a 40 milhas de Gaza. Quarenta e cinco minutos mais tarde as comunicações foram cortadas. 'Trata-se de um acto de censura militar que revela a estratégia do exército e viola a liberdade de comunicação e informação' explicam os membros da campanha francesa da Segunda Flotilha da Liberdade. Segundo as Forças de Defesa Israelitas (IDF) na página web, o barco francês está a ser encaminhado para o porto de Ashod e dizem que ' logo que o barco Dignité-Al Karama chegar a Ashdod, as autoridades competentes e a policia israelita irá proceder aos interrogatórios dos passageiros. Então, estes serão transferidos para o Ministério do Interior e para as autoridades da imigração' .


17 de Julho de 2011

O Império
  
   “50% do orçamento aprovado dos EUA vai para o Pentágono. Uma massiva transferência de riqueza para as mãos de poucos, enquanto os norte-americanos padecem a falta de empregos suficientes, a falta de assistência pública à saúde, a falta de moradias, de segurança para os aposentados.”

Dennis Kucinich

15/7/2011, Dennis KucinichCommondreams,



16 de Julho de 2011

Terroristas. Assassinos!






10 de Julho de 2011

Números...


O produto interno bruto no mundo reduziu 2% e o desemprego global aumentou 14,4% em 2009. 
As fortunas conjuntas dos mais ricos aumentaram 9,4%. 
4,5 milhões destes milionários estão nos EUA e no Japão, duas economias em profunda crise.


Ver mais antigas:

PARA VER "CURTAS" MAIS ANTIGAS CLIQUE AQUI

15 de Junho de 2011

Ironia, ou acreditam no que dizem?

Diz o Jornal Público de hoje:

Na terça-feira à noite os aviões da NATO [cuja missão é conter as forças do coronel líbio e impedir a morte de civis], bombardearam Trípoli
provocando explosões que iluminaram a capital.


10 de Junho de 2011

Desemprego e pobreza alastram nos EUA

As consequências da crise capitalista continuam a fazer-se sentir com contundência nos EUA. De acordo com os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho, cerca de 14 milhões de norte-americanos encontravam-se desempregados no final da semana passada, cifra que eleva para 9,1 por cento o total de trabalhadores naquela situação no país.



Sindicatos europeus manifestam-se dia21contra austeridade



A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) convocou hoje uma "euro manifestação" para o próximo dia 21, no Luxemburgo, para protestar contra as medidas de austeridade e a política económica aplicada na União Europeia (UE), noticia a Efe.




9 de Junho de 2011
Cultivos

PS
Assis avança com candidatura para ser o próximo primeiro-ministro socialista
Inês David Basto e Márcia Galrão no Económico Sapo
09/06/11 00:15

Seguro apresenta hoje a candidatura e ouviu ontem Assis lembrar que no PS não se cultivam “feudos”.
Digo eu: Não se cultivam feudos mas cultivam-se Primeiros Ministros.
Esta mania de afirmação - de numa candidatura para secretário geral do PS ser transformada numa candidatura a Primeiro Ministro - é mesmo de um provincianismo bacoco.



31 de Maio de 2011

É cidadão, pai ou mãe? Isto diz-lhe respeito!

Com este título anda a circular na net um comunicado que alerta para o previsto desmembramento do hospital de Dona Estefânia. Informa ainda que "No próximo dia 6 de Junho, um dia após as eleições, vai já fechar a moderna maternidade do hospital, deixando 2.300 grávidas e muitos bebés nascidos com malformações ou doenças graves em risco de mais complicações e atraso no tratamento cirúrgico de que o hospital é centro de referência. Não se conhece qualquer razão técnica ou de planeamento para esta medida".


No Dia Mundial da Criança, 4ª feira, 1 de Junho, às 13.00 h, os Profissionais do Hospital de Dona Estefânia sairão para os pátios em protesto silencioso de 3 minutos, manifestando o seu desacordo contra estas medidas e em solidariedade para com as crianças que ainda não tendo voz, irão sofrer as consequências das decisões agora tomadas.

Faz-se ainda o apelo para que nesse dia e a essa hora todas as pessoas que puderem se dirijam ao Hospital em apoio ao protesto e para subscreverem o abaixo assinado a enviar ao novo Governo e ao novo Parlamento manifestando o seu desacordo com estas medidas.


29 de Maio de 2011
Do Avante
Os mais ricos cada vez mais ricos

As mil pessoas mais ricas da Grã-Bretanha possuem actualmente a soma colossal de 396 mil milhões de libras (1 libra = a 1,15 euros), segundo apurou o jornal Sunday Times(07.05), constatando que as drásticas medidas de austeridade que se abatem sobre a maioria esmagadora da população não atingem a oligarquia do país.

Pelo contrário, contas feitas, a sua fortuna aumentou em 18 por cento em 2010, ou seja acumularam mais 62,2 mil milhões de libras, aproximando-se do valor máximo alcançado em 2008, quando eram detentores de um total de 413 mil milhões de libras.

Não surpreende pois que na lista dos mais ricos figure um grande número de financeiros, negociantes em matérias-primas e outros investidores em actividades especulativas. O caso do financeiro Nat Rothschild é ilustrativo de que a especulação compensa: em apenas um ano a sua fortuna pessoal aumentou mil milhões de libras!

27 de Maio de 2011
Do DN- Bolsa

SALÁRIOS
Gestores não executivos recebem
7400 euros por reunião
por MARIA JOÃO ESPADINHA16 Abril 2010


Apesar de desempenhar apenas dois cargos como administrador não executivo, o vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Vítor Gonçalves, recebeu mais de 200 mil euros no ano passado. Membro do conselho geral de supervisão da EDP e presidente da comissão para as matérias financeiras da mesma empresa, o responsável é ainda administrador não executivo da Zon, tendo um rácio de quase 5700 euros por reunião.


25 de Maio de 2011

A crise não é para todos!

O grupo Sonae duplicou o resultado líquido atribuível aos accionistas para 12 milhões de euros no primeiro trimestre de 2011 face ao período homólogo e aumentou a quota de mercado, anunciou hoje o grupo liderado por Paulo Azevedo.


6 de Maio de 2011
Afinal é possível...

A Grécia, diz o «Der Spiegel», admite «retirar-se da Zona Euro» e os ministros europeus das Finanças e representantes da Comissão Europeia se vão encontrar secretamente no Luxemburgo, esta noite.

Depois do desastre das medidas de austeridade do FMI...
o primeiro-ministro George Papandreou, sente que não tem outra opção a não ser abandonar o euro e reintroduzir a moeda nacional.

28 de Abril de 2011

Israel ameaça retaliar ao acordo de reconciliação do Hamas e Fatah

Tudo serve de motivo para retaliação de Israel e mais mortes de palestinos inocentes. 


27 de Abril de 2011
Fornecer armas aos rebeldes, colonizar a Líbia e repartir o Petróleo

Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Itália, o Qatar, a Jordânia e Marrocos, a ONU, a Liga Árabe e a NATO vão reunir em Roma para abordar o fornecimento de armas aos rebeldes e a comercialização do petróleo.


O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Franco Frattini, avançou na semana passada que estará em discussão uma eventual ajuda aos rebeldes líbios para a comercialização do petróleo. 

Na reunião deverá também ser abordada a possibilidade de fornecimento de armas à rebelião.



(ver jornal a Bola de 22:06 - 26-04-2011)



25 de Abril de 2011
FMI aumenta rapidamente os seus lucros

O FMI estima obter um resultado operacional líquido de 328 milhões de direitos especiais de saque (o equivalente a 524,8 milhões de dólares) até 30 de Abril, devido aos juros aplicados nos empréstimos aos países necessitados.

24 de Abril de 2011
Confiança, Consciente
do Editorial do Jornal Avante

Já aqui escrevemos diversas vezes que, para os militantes de um partido que definiu como seu objectivo supremo a construção de uma sociedade sem exploradores nem explorados, não há tarefas nem batalhas fáceis.

8 de Abril de 2011

Vêm aí as eleições
 
Há muito que a Televisão esconde a actividade do PCP, as lutas dos trabalhadores e as reais alternativas às políticas que PS, PSD e CDS-PP impõem há mais de 35 anos. O mêdo que a direita tem que o povo descubra "que o rei vai nú" agora, com a aproximação das eleições, tudo leva a crer que o silenciamento será ainda maior.

Medidas urgentes:
Renegociar a dívida e Dinamizar a produção 
 
Renegociar a dívida sem complexo, e dinamizar os sectores produtivos – agricultura, pescas e indústria – são as medidas urgentes que o PCP defendeu no Parlamento, apresentando o caminho para superar os défices estruturais e sair da crise.


7 de Abril de 2011

Líbia e a guerra para "ajudar a população"

Nas últimas duas semanas a Líbia sofreu o mais brutal ataque imperialista, por ar, por mar e por terra, da sua história moderna. Milhares de bombas e de mísseis, lançados de submarinos, vasos de guerra e aviões de guerra, americanos e europeus, estão a destruir as bases militares líbias, os seus aeroportos, estradas, portos, depósitos petrolíferos, posições de artilharia, tanques, porta-aviões blindados, aviões e concentrações de tropas. Dezenas de forças especiais da CIA e do SAS têm andado a treinar, a aconselhar e a apontar alvos para os chamados 'rebeldes' líbios empenhados numa guerra civil contra o governo de Kadafi, as suas forças armadas, as milícias populares e os apoiantes civis ( NY Times30/03/11). 


2 de Abril de 2011

Debate do PCP sobre as alternativas para combater a crise do capitalismo
 
Octávio Teixeira sublinhou que «é indiscutível, e está estudado, que a integração na moeda única afectou negativamente o nosso crescimento económico, contribuiu para o agravamento dos nossos défices externos e para a explosão do endividamento do País face ao exterior».

21 de Março de 2011
Visita de Obama ao Brasil
O governo do Brasil vai argumentar que, conforme já previra na votação do Conselho de Segurança da ONU, a intervenção militar na Líbia está tendo um efeito contrário ao que foi alegado: em vez de proteger os civis líbios, passou a ser instrumento para atingi-los e também matá-los.

14 de Março de 2011

"Golden share" na EDP pode valer multa a Portugal

A Comissão Europeia fez esta segunda-feira uma advertência sobre os direitos especiais do Estado português na EDP, salientando que o país pode ser punido com “uma sanção de montante fixo ou progressivo”, caso não respeite as regras comunitárias. O aviso de Bruxelas parte de um acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia, segundo o qual a golden share é “uma restrição injustificada à livre circulação de capitais”.

Comentário:
Para aqueles que ainda têm dúvidas do papel da União Europeia. O grande capital financeiro ainda quer mais. Vejam até onde nos pode levar esta política de submissão à UE e ao capitalismo financeiro. Socialistas, Acordem! Esta não é a política de quem trabalha.



8 de Março de 2011
A quase nada


Por Fundação José Saramago



O que é curioso é que, ao mesmo tempo que nos ampliaram o conceito de cidadania, transformando-nos em cidadãos europeus, reduziram a quase nada o carácter participativo e efectivo que justifica que cada um diga de si próprio que é um cidadão.

Carlos Reis, Diálogos com José Saramago, Lisboa, Caminho, 1998
In José Saramago nas Suas Palavras



5 de Março de 2011
Pedir esmola à senhora Merkel

Sobre a submissão de Portugal na União Europeia, à Alemanha da senhora Merkel, Jerónimo de Sousa disse:"Só faltava [o primeiro-ministro] levar o barrete na mão e levar a mão estendida a pedir esmola à senhora que, de repente, aparece como a dona ou a mandona da Europa, da tal União Europeia a 27 que neste momento é dirigida por essa grande potência. Aí, a senhora Merkel, olhando para o pobre, disse: 'Tenha paciência'


26 de Fev.
Do Jornal A Bola

Chavéz apoia Kadhafi e acusa a imprensa de manipulação

"Sim, apoiamos o Governo da Líbia, a independência da Líbia, queremos paz para a Líbia e temos que nos opor decididamente às pretensões intervencionistas», afirmou Hugo Chavéz"

Explicando diz "Eu não posso dizer que apoio, que estou a favor ou aplaudo qualquer decisão que tome qualquer amigo meu em qualquer parte do mundo, não. Estou à distância. Queremos paz no mundo e temos que opor-nos a pretensões intervencionistas», reforçou.

Chavéz lamentou a «manipulação mediática de alguns meios de comunicação no mundo» e acusando a imprensa de «condenar de imediato a Líbia». «Ficam calados com o bombardeamento e os massacres no Iraque e no Afeganistão.



25 de Fev.
Do Jornal A Bola:
Líbia: Prepara-se nova guerra do petróleo?

Esta quinta-feira, no parlamento venezuelano, o ministro dos negócios estrangeiros venezuelano disse que estão a ser criadas condições para justificar a invasão da Líbia, assim como, a tomada de posse do petróleo da nação.

«Foram dados os primeiros passos de um processo de guerra civil para tirar o petróleo de uma nação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), afirmou Nicolás Maduro.

Fidel Castro

O discurso do governo venezuelano vai de encontro com as recentes declarações de Fidel Castro, que já se pronunciou sobre a situação na Líbia considerando que os Estados Unidos estão a «preparar terreno» para uma invasão da NATO.


21 de Fev.
Agricultura portuguesa perdeu meio milhão de hectares em 10 anos

Os dados preliminares do Recenseamento Agrícola de 2009 (o censo realiza-se de dez em dez anos como o da população), recentemente disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que a área ocupada pela produção agrícola em Portugal correspondia a cerca de 50 por cento da superfície territorial do país - 4,6 milhões de hectares. Este valor representa um recuo de meio milhão de hectares, o equivalente a 20 mil albufeiras do Alqueva. Isto que a acrescentar ao desrespeito pela Reserva Agrícola Nacional (RAN) pela construção desenfreada em tudo quanté é sitio, não deixa de ser preocupante, dada a forte dependência externa de Portugal em produtos alimentares.


19 de Fev.
Quem não luta perde sempre. Quem luta pode ganhar

Em França no passado dia 16 de fevereiro, foi conseguido um marco na legislação laboral francesa. O Tribunal puniu o Carrefour, multinacional poderosa, que pagava salários de trabalhadores abaixo do salário mínimo. Esta acção tornou-se uma prática habitual que rendia milhões de euros, pois nos salários-base eram incluidos os tempos de pausa.

18 de Fev.
Mundo Muçulmano em ebulição


A contestação social e política sem precedentes em países muçulmanos continua a marcar a atualidade internacional.
Milhares de pessoas estão a sair à rua para contestar regimes autoritários e reivindicar reformas políticas e sociais. A repressão, em alguns casos com vítimas mortais e muitos feridos, são frequentes.
Na Líbia os confrontos resultaram em quarenta e um desde o início dos protestos. A sede da rádio local foi incendiada e dois polícias foram enforcados pelos manifestantes.
O povo líbio está na rua para exigir a saída de Muammar Kadhafi, no poder desde 1969.


17 de Fev.
Direitos Sociais 

Oitenta por cento da população mundial não está abrangida por mecanismos de protecção social, como pensões, alertou, na segunda-feira, a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Mas «o verdadeiro escândalo» reside no facto de, segundo a OIT, «precisarmos de apenas dois por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial para proporcionar sistemas sociais básicos a todos os pobres do mundo». Atingir este objectivo não é uma utopia, garantiu Michael Cichon, director do Departamento de Segurança Social da OIT.


Como referi na série de textos sobre "O que é a Democracia?" a OIT foi fundada depois das lutas operárias que lutavam por direitos que a "Democracia" Liberal não lhes dava. Hoje com o desenvolvimento do capitalismo, o aumento da exploração e das desigualdades, o problema subsiste e agrava-se. 


Portugal a Produzir

Os produtores de leite e carne exigiram, no dia 9, que o Governo pressione a Comissão Europeia no sentido de garantir as quotas nacionais de produção e a fixação de «preços mínimos» para que possam ter «algum lucro». Esta posição foi tomada no II Encontro Nacional de Produtores de Leite e Carne, realizado em Braga.


Comentário meu:
Portugal está espartilhado por regras comunitárias que favorecem os países mais fortes. Nesta situação só nos resta o caminho de "Pôr Portugal a Produzir", apoiando todos os sectores produtivos e não especulativos. Os milhares de milhões de euros gastos nos sectores que nada produzem como a banca, se fossem canalizados para o aproveitamento das nossas capacidades produtivas, teriam gerado riqueza e reduzido os nossos defices relativamente ao estrangeiro.

Passos Coelho confirma abstenção do PSD na moção de censura

A.P.C. COM LUSA
Pedro Passos Coelho confirmou esta terça-feira que o PSD se vai abster na votação da moção de censura ao Governo apresentada pelo Bloco de Esquerda. Para o líder social-democrata, a proposta bloquista não passa de uma "pseudo-moção".

Comentário meu: 
Quem não percebe que o Governo está a fazer a política que convém ao PSD sem que este tenha o ónus da impopularidade. Não posso afirmar, mas imagino os banqueiros, os "mercados" a darem instruções ao PSD:  "deixem-nos governar pois estão a desempenhar bem o seu papel".


16 de Fev.

Vence a coragem, a força e determinação dos trabalhadores

O Tribunal decidiu ontem pela absolvição do dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e hoje confirmou o arquivamento do processo do dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul inaceitavelmente detidos no final de um plenário da Frente Comum realizado a 18 de Janeiro junto à residência oficial do Primeiro Ministro.


Desertor admite que mentiu para desencadear guerra no Iraque

O desertor que convenceu a Casa Branca de que o Iraque tinha um programa secreto de armas de destruição em massa admitiu, pela primeira vez, que mentiu sobre esta história, de acordo com o «Guardian».

Eafid Ahmed Alwan al-Janabi disse ao jornal inglês que inventou as histórias sobre as armas biológicas e fábricas clandestinas para tentar derrubar o regime de Sadam Hussein, do qual tinha fugido em 1995.

Comentário meu:
Coitados, dos que foram enganados (Bush, CIA, Tony Blair, e todos os parlamentos, Militares, Polícias Internacionais, etc. etc). Mas que grande mentiroso. Certamente que agora irá ser julgado pelos muitos milhares de mortos que causou e pelos prejuízos de centenas de milhões de dólares. E, concerteza, que os coitados dos enganados serão desculpados.