segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Somália


Nos últimos meses, temos sido bombardeados com notícias sobre a Somália e os seus «piratas».

Embora repetinto algumas das informações dadas no vídeo, recordo uma entrevista de Mahad Omar, médico, de origem somali, que vive em Londres.

Diz Mahad Omar: "Nós não lhes chamamos «piratas somalis». Chamamos-lhes «patriotas somalis» ou «guarda costeira da Somália». Como devem saber há uma presença maciça e ilegal de navios europeus e asiáticos que despejam resíduos tóxicos e nucleares nas águas da Somália e fazem pesca ilegal, e os pescadores somalis não conseguiam obter peixe. Queixámo-nos à União Europeia e às Nações Unidas e ninguém nos escutou".

RG: Foi então que os pescadores somalis e a população decidiu defender a sua costa.

Na Somália tivemos uma guerra civil de cerca de dezoito anos, que teve diferentes fases. A vantagem geográfica da Somália tem atraído muitos interesses estrangeiros – sobretudo dos Estados Unidos, da União Europeia, da Liga Árabe e dos restantes países africanos. A CIA tem financiado alguns dos mais importantes «senhores da guerra» somalis, fracções da guerra civil de base tribal, e forneceram, a seguir ao 11 de Setembro, até 18 milhões de dólares para travarem a guerra pelo governo americano. Como estes senhores da guerra têm aterrorizado os civis somalis, a população comum da Somália virou-se contra eles e houve uma revolução social contra esses senhores da guerra. Quem liderou a revolução foram os Tribunais Islâmicos, que restauraram a paz na Somália. Em resposta a isto tivemos a invasão americana e de tropas terrestres etíopes que desmantelaram os Tribunais Islâmicos. Os Tribunais Islâmicos tinham conseguido com sucesso controlar a pirataria, ao terem criado uma Guarda Costeira formal e legítima. Mas uma vez que os Tribunais Islâmicos somalis foram desmantelados, deixou de haver um governo em funcionamento que possa efectivamente representar os somalis internacionalmente.

RG: A narrativa transmitida sobre o assunto nos media dominantes insiste contudo na existência de relações íntimas entre a «pirataria», a União dos Tribunais Islâmicos, as milícias Al-Shabab e a Al-Qaeda…

Isso não é verdade. Trata-se de pescadores absolutamente normais. A verdadeira pirataria aqui é a americana, que com os seus cargueiros, os seus porta-contentores, os seus porta-aviões, está a destruir a vida destes pescadores, impedidos de pescar os peixes do oceano Índico e do mar Vermelho da Somália. A verdadeira pirataria, aquela que está a agir cobardemente, é a americana, não a das forças navais somalis. E vocês estão cientes de que, para justificar tais acções, é necessário produzir ilusões, enganos que impeçam as pessoas de ver e ouvir a verdade. A Somália teria de facto um governo, mas o que nós temos é cargueiros americanos estacionados ao largo da costa da Somália e literalmente destruindo comunidades piscatórias, usando mísseis balísticos, aviões B53 e C130, bombardeiros enormes destruindo aldeias minúsculas.
Mas ainda assim não conseguem conter os somalis comuns e impedi-los de defender as suas águas. E acreditem ou não, aqueles pequenos somalis, nos seus barquinhos … temos orgulho neles. E todos os que morram são heróis.

RG: Quais são os papéis desempenhados por outros Estados africanos nesta situação? Sabemos que foi criada por um conjunto de países uma articulação designada «Comando Djibuti» visando o combate à «pirataria» …

Todos os países desenvolvidos têm lá forças e não conseguem conter o problema. O Quénia e o Djibuti estão a tentar aproveitar-se da situação pondo-se ao serviço dessas forças. O Djibuti é um pequeno país que vive da assistência dos Estados Unidos e da França, e estes países têm lá bases militares dada a natureza estratégica daquela zona. A Somália está a viver um cerco. É por isso que estão a tentar pressionar a Somália, mas acreditem ou não há uma revolução a ter lugar, é imparável, vai continuar, não importa o que possam fazer o Quénia, o Djibuti, os Estados Unidos, vai acontecer. Por que as pessoas querem.
Aqueles que estão na Somália, em Mogadíscio – por exemplo, a minha mãe vive lá, falei com ela a noite passada – estão fartos da interferência de outros países e das superpotências e estão cansados do que outros estão a impor-lhes. Por isso estão a organizar-se com o objectivo de tentar efectivamente legitimar o seu governo que não está em funções.

RG: Enquanto somali, o que sente quando vê sectores da esquerda europeia a defender uma invasão da Somália?

É triste.

RG: Pensa que a «pirataria» é uma desculpa para parar a revolução e a resistência?

Sim. A Somália é um dos países mais estratégicos de África. É a porta das traseiras do Médio Oriente, permite controlar os fluxos de petróleo – cerca de 40% do petróleo do Mundo atravessa o mar Vermelho e o oceano Índico da Somália. Os «piratas» são na verdade forças legítimas de resistência.
E o pirata sou eu?
Quando em 2004 as câmaras revelaram ao mundo as tragédias do tsunami, uma outra tragédia permanecia bem longe das câmaras. Desta feita, a Natureza não era a causa, mas apenas a sua revelação: no litoral da Somália o tsunami fazia aparecer à luz do dia aquilo que as democracias ciosas dos seus Estados de direito haviam escondido bem no fundo do mar. Toneladas de lixo tóxico e radioactivo foram dar às costas do país. Quem busca saber a origem desse flagelo não precisa ir muito longe. Nas palavras de Nick Nuttall, porta-voz do Programa do Ambiente das Nações Unidas, explica a questão de uma forma muito simples e clara: despejar lixo tóxico em África custa cerca de 8 dólares a tonelada, ao passo que tratar de forma segura o mesmo lixo nos EUA ou na Europa custa cerca de 1000 dólares a tonelada. O negócio é demasiado lucrativo e pouco importa a galeria de horrores que origina, como todas as doenças ligadas a este mercado. Business as usual. Assim, as vidas de milhares de pessoas, incluindo a da jornalista italiana Ilaria Alpi e do operador de câmara Miran Hrovatin, da RAI 3, mortos na Somália enquanto investigavam a relação do Exército italiano e dos programas de ajuda ao desenvolvimento da Itália com o tráfico de armas e a transferência de lixo tóxico para esse país, podem ser contabilizadas nesse negócio «legítimo». Acrescentamos a isso um facto também bastante conhecido nessas paragens: as águas da Somália, ricas em peixe, são também ricas em verdadeiros piratas europeus dedicados à pesca ilegal. Assim, a verdade primordial calada é que a principal acção dos chamados piratas da Somália (pescadores somalis) é fazer as vezes de guarda costeira contra a pesca ilegal que fornece o sushi europeu. Foi contra essa guarda costeira informal que 70 nações mobilizaram os seus vasos de guerra na caça aos «piratas» das lanchas que aparecem nas nossas televisões.

Renato Guedes

Sem comentários:

Enviar um comentário