As Imagens mais recentes podem ser vistas (aqui)
28 de abril de 2012
4 de abril de 2012
30 de março de 2012
Contra a agressão dos ricos - Autodefesa
Fotografia © Reuters
24 de março de 2012
A Servidão Moderna
11 de Fevereiro de 2012
Manifestação da CGTP em Lisboa
Manifestação da CGTP no Terreiro do Paço - Lisboa
A crise e a doutrina de choque
Baseado no livro de Naomi "doutrina de choque" Klein, conta como os chamados "Chicago boys", de Milton Friedman, usaram a descoberta da psicologia do electrochoque para apagar memórias e dominar as pessoas. Tal descoberta permitiria criar as condições para reescrever a história, eliminar a experiência passada e implantar nas mentes uma cultura e ideologia favorável ao poder económico.
O desenvolvimento sócio-económico dos países em desenvolvimento, mostrou alternativas ao capitalismo imperialista. Era preciso apagar das mentes, tais experiências. O efeito de choque económico (crise, impostos mais altos, eliminação de direitos, de subsídios e políticas sociais, aumento dos preços, o desemprego e a ameaça de fome, etc.), poderia proporcionar efeitos idênticos aos do electrochoque e permitir a "domesticação" das pessoas.
4 de janeiro de 2012
Uma curiosa adaptação de 'Dinner for one'
Jantar para Um , também conhecido como The Birthday 90 , ou pelo seu título correspondente alemão, Der 90.Geburtstag , é um sketch de comédia escrita para o teatro, pelo autor britânico Lauri Wylie, na década de 1920.
Em 1962, o alemão entertainer Peter Frankenfeld e diretor do Heinz Dunkhase descobriu Dinner for One , em Blackpool. O show foi representado ao vivo, e gravado em 8 de julho de 1963 no Theater am Besenbinderhof, Hamburgo. O tema introdutório foi composta por Lew Pollack e tocado pela orquestra Mantovani.
O sketch representa o 90 º aniversário de Miss Sophie, e um jantar de idosos de classe alta inglesa. Miss Sophie, convida todos os anos, pelo seu aniversário os seus amigos mais próximos Sr. Pommeroy, o Sr. Winterbottom, Sir Toby, e o almirante von Schneider para celebrar a ocasião. O brinde "feliz ano novo" é uma referência a mais um ano de Miss Sophie e nada tem a ver com a festa de ano novo como por vezes se pensa. Para o equívoco porventura contribui o facto desta peça ser tradicionalmente representada no Ano Novo na Alemanha.
Este sketch baseia-se no facto de Miss Sophie com 90 anos ter sobrevivido a todos os seus amigos. No entanto ela insiste em manter o jantar, e o seu criado James seguindo as instruções mantém também a mesma rotina à volta da mesa, representando cada um dos convidados ausentes. Miss Sophie decide sobre as bebidas apropriadas para acompanhar o menu da noite e assim James é forçado a levantar o copo e esvazia-lo, quatro vezes por cada ciclo de mudança de pratos durante o jantar. Esta rotina tem os seus custos e durante a peça verifica-se a cada vez maior dificuldade de James em derramar a bebida, chegando a trocar copos por vasos de flores.
A frase crucial durante a peça é a pergunta de James: "O mesmo procedimento do ano passado, Miss Sophie?" e a resposta de Miss Sophie: "O mesmo procedimento de todos os anos, James!"
Após o jantar, Miss Sophie diz ao James já muito embriegado que ela deseja ir para a cama, a que James responde: "By the way, o mesmo procedimento que no ano passado, Miss Sophie?" a que Miss Sophie, deliciada, responde: "O mesmo procedimento como todos os anos, James!". James, toldado, responde submisso: "Bem, eu vou fazer o meu melhor!"
Para que queira rever o original aqui está:
22 de Dezembro de 2011
Imagem com que comecei o cabeçalho do C de... e que, passado exactamente um ano, no dia de hoje, dedico ao solstício de inverno
Pôr do Sol em Sobral de Monte Agraço. Ao fundo a Serra do Socorro
4 de Dezembro de 2011
Alegoria da Caverna
da obra A República de Platão – 400 anos AC
O prisioneiro que fugiu é aquele que tem a oportunidade de adquirir conhecimentos e libertar-se da ignorância.
As pessoas que continuam presas são aquelas que, por medo ou comodismo, não estão dispostas a ir em busca da verdade, preferindo viver amparadas pelas idéias dos outros.
Maurício de Souza faz uma analogia ao tema de Platão, ilustrando de forma divertida a idéia do filósofo.
Nos seus quadrinhos, ele consegue mostrar que um texto tão antigo é atual, e como, o ser humano continua condicionado a uma vida determinada pelo ambiente à sua volta.
Na história de Maurício, há um final feliz para os indivíduos da caverna, que acabam por conhecer a verdade sobre a vida.
Mas, com o passar das eras, a história repete-se e, é agora a televisão a grande manipuladora da mente humana, induzindo-nos a ver a vida de acordo com os conceitos e regras que apresenta, como se não existissem outros.
EARTH SONG by MICHAEL JACKSON (CENSURADO NOS EUA)
O single foi lançado em 1995 e da continuidade ao trabalho de Michael de lançar canções com mensagens sociais como "We are the World", "Man in the Mirror" e "Heal the World". Em "Earth Song" no entanto foi a primeira vez que Jackson tratou abertamente com o meio-ambiente e o bem estar dos animais.
A intenção de Michael era criar uma canção de lirismo profundo e melodia simples para que pessoas do mundo todo pudessem cantar junto. A canção tem um clima de música clássica, tipo de música que apareceu mais no álbum em que foi lançada. Na faixa, Jackson alerta a consciência social, avisando que estamos indo longe demais com nossas atitudes para com o planeta Terra. A canção foi indicada a um Grammy em 1997.
"Earth Song" nunca foi lançado nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria de nós nunca teve acesso ao clipe.
"Earth Song" só foi lançada como single em países europeus, ficando no top 5 de vários países como Áustria, Bélgica, Noruega, Suécia, Suíça e Espanha. É considerado o maior sucesso de Michael na Europa. Só no Reino Unido o single vendeu mais de 1,5 milhão de cópias.
O videoclipe mostra a Floresta Amazônica, com nativos da região, uma zona de guerra na Croácia, com os moradores da área, a Tanzânia, que incorporou as cenas da caça ilegal de elefantes com suas presas de marfin arrancadas e em Warwick, Nova Iorque, onde um incêndio florestal foi simulado em um campo de milho (onde Jackson aparece). O clipe termina com um pedido de doações para a Fundação Heal The World. Um dos mais belos vídeoclipes da carreira do Rei do Pop.
Earth Song foi transmitido mundialmente exceto nos Estados Unidos, onde foi reprimido.
Foi considerado o melhor clipe de Michael, segundo o Top 40 especial Michael Jackson MTV.
Vejam, então, o que a má consciência dos norte americanos nunca permitiu mostrar de Michael Jackson.
(elementos recolhidos da Wikipédia)
9 de Novembro de 2011
7 de Novembro de 1917/2011
94 anos depois, dizemos, foi possível, com o Socialismo, fazer de um país atrasado, semi-feudal, uma das maiores potências económicas mundiais. Foi possível fazer de um país analfabeto, um dos principais produtores de conhecimento, de arte, ciência e cultura. Foi possível, partindo de uma completa dependência e subserviência económica e de conhecimento, lançar o Sputnik e colocar o primeiro homem no espaço. Foi possível colocar a classe historicamente oprimida e explorada a determinar o seu destino.
Num Mundo devastado pela incerteza e pela insegurança, ameaçado pela barbárie capitalista, em que voltam a pairar nos céus as aves agoirentas da guerra e do caos, homenageando todos quantos, tomando o céu de assalto, abriram caminho a uma das mais belas páginas da humanidade, afirmamos:
Com os trabalhadores e com o povo, é possível o socialismo.
Com o socialismo é possível um mundo melhor!
(da Intervenção de João Frazão, Comissão Política do CC do PCP, na Comemoração da Revolução de Outubro)
Sem comentários:
Enviar um comentário